Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Metodologias de pesquisa em agroecologia são temas de seminário

Metodologias de pesquisa em agroecologia são temas de seminário

por Mauro Bellesa - publicado 11/04/2016 14:20 - última modificação 18/04/2016 13:51

O seminário "Agroecologia: Metodologias de Pesquisa" acontece no dia 18 de abril, às 14h, na Sala de Eventos do IEA.

Relacionado

Notícias de outros eventos sobre o tema


Lei mais notícias
sobre meio ambiente

O Grupo de Pesquisa Filosofia, História e Sociologia da Ciência e da Tecnologia realiza no dia 18 de abril, às 14h, o seminário Agroecologia: Metodologias de Pesquisa. Os expositores serão o professor visitante Hugh Lacey, emérito do Swarthmore College, EUA, e Fernanda Morais, pós-graduanda da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP. A atividade acontece na Sala de Eventos do IEA, com transmissão ao vivo pela internet.

Lacey falará sobre alguns dos aspectos diferenciados das estratégias de pesquisa em agroecologia, mostrando em que elas diferem das estratégias usadas na pesquisa biotecnológica. Fernanda tratará de metodologias usadas em pesquisas da área na Esalq, destacando a importância da colaboração entre cientistas e agricultores nesses estudos.

O seminário é parte das atividades do Grupo de Trabalho em Agroecologia, vinculado ao Grupo de Pesquisa, o qual desenvolve modelo de interação entre atividades científicas e valores. O pluralismo metodológico é um dos componentes do modelo.

As metodologias da agroecologia estão sendo utilizadas pelo grupo de trabalho para demonstrar que pesquisas conduzidas a partir de estratégias sensíveis ao contexto podem produzir entendimento bem fundamentado das contribuições e possibilidades das abordagens agroecológicas. Essas abordagens incorporam valores vinculados à justiça social, à participação democrática, à sustentabilidade ambiental e à "soberania alimentar".


Agroecologia: Metodologias de Pesquisa
18 de abril, 14h
Sala de Eventos do IEA, Rua da Praça do Relógio, 109, bloco K, 5º andar, Cidade Universitária, São Paulo
Evento gratuito, sem inscrição — Transmissão ao vivo pela internet
Informações: Cláudia Regina Tavares, telefone (11) 3091-1686 e clauregi@usp.br
Página do evento: www.iea.usp.br/eventos/agroecologia-e-segurança-alimentar