Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Alexander Keyssar discute as tendências atuais dos EUA em relação à democracia

Alexander Keyssar discute as tendências atuais dos EUA em relação à democracia

por Flávia Dourado - publicado 03/11/2006 00:00 - última modificação 02/04/2013 15:48

Carlos Eduardo Lins da Silva e Samuel Feldberg, ambos professores da USP, serão os debatedores da conferência que Alexander Keyssar fará no dia 8 de novembro, no IEA.

O historiador Alexander Keyssar, da Escola de Governo John F. Kennedy da Universidade Harvard, EUA, faz no dia 8 de novembro, às 16h, no IEA, a conferência "Tendências Recentes da Política Americana: Democracia no Exterior, mas Não em Casa?". Keyssar foi um dos especialistas consultados pela Comissão Carter-Ford, criada para sugerir alterações no processo eleitoral dos EUA depois das denúncias de fraude na eleição para o primeiro mandato de George W. Bush, em 2000. Em 2004/5, liderou a Comissão Nacional de Pesquisa sobre Eleições e Votação da organização norte-americana Conselho de Pesquisa em Ciências Sociais. O evento terá como debatedores Carlos Eduardo Lins da Silva, diretor de Relações Institucionais da Patri Relações Governamentais & Políticas Públicas e integrante do Grupo de Análise da Conjuntura Internacional (Gacint) da USP, e Samuel Feldberg, do Núcleo de Pesquisa em Relações Internacionais (Nupri) da USP e também integrante do Gacint. (O evento será em inglês, sem tradução.)

Alexander Keyssar
Alexander Keyssar

Na conferência, Keyssar comentará a contradição entre os esforços norte-americanos (considerando-se até que ponto eles sejam reais) para a construção da democracia no exterior e o empenho simultâneo em restringir a participação popular e as instituições eleitorais nos EUA. Isso é um contraste em relação aos anos 60, quando o inverso era verdadeiro, e será explicado pelo historiador por meio da análise do desenvolvimento político interno e externo bem como pela análise das "teorias da democracia" e concepções da democracia participativa versus schumpeteriana (para Joseph Schumpeter — 1883-1950 —, a democracia caracteriza-se como um processo onde prepondera o poder decisório das elites políticas).

Professor titular de história e política social da Cátedra Matthew W. Stirling Jr. da Universidade Harvard, Keyssar especializou-se no aprofundamento de temas com implicações nas políticas contemporâneas. Seu livro mais recente, "The Right to Vote: The Contested History of Democracy in the United States" ("O Direito de Votar: a História Contenciosa da Democracia nos Estados Unidos”), de 2000, foi eleito naquele ano o melhor livro sobre história dos EUA pela American Historical Association e pela Historical Society, além de ser finalista do Prêmio Pulitzer e do prêmio literário do jornal "Los Angeles Times". Seu livro "Out of Work: The First Century of Unemployment in Massachusetts ("Sem Trabalho: O Primeiro Século de Desemprego em Massachusetts"), de 1986, recebeu três prêmios literários. Keyssar é co-autor de "Inventing América" ("Inventando a América"), um texto que integra a história da ciência e tecnologia ao curso da história americana, e co-editor de uma série sobre história internacional e comparativa do proletariado. Seus interesses de pesquisa atuais incluem reforma eleitoral, história das democracias e história da pobreza.