Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / A ideia de América Latina construída e disseminada pelos historiadores

A ideia de América Latina construída e disseminada pelos historiadores

por Mauro Bellesa - publicado 18/03/2015 10:35 - última modificação 19/06/2015 11:20

O historiador Antonio Mitro será o expositor no encontro A América Latina dos Historiadores, que acontece no dia 15 de abril, às 16 horas, na Sala de Eventos do IEA.
Antonio Mitre
O historiador Antonio Mitre, expositor do primeiro encontro do ciclo Identidades Latino-Americanas

O primeiro encontro do ciclo Identidades Latino-Americanas terá como tema A América Latina dos Historiadores e será realizado no dia 15 de abril, às 16 horas, no auditório Oswaldo Fadigas Fontes Torres, do CeTI. O expositor será o historiador Antonio Mitre, do Departamento de Ciência Política da UFMG.

Os debatedores serão os historiadores: Boris Fausto, do Grupo de Análise da Conjuntura Internacional (Gacint) do Instituto de Relações Internacionais (IRI) da USP; Gabriela Pellegrino Soares, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP; e Guillermo Palacios, do Colegio de México. A coordenação estará a cargo do cientista político Bernardo Sorj, professor visitante do IEA.

Os encontros do ciclo Identidades Latino-Americanas serão realizados nos meses de abril, junho, setembro e novembro de 2015. De acordo com Sorj, o objetivo do ciclo não é  "afirmar ou negar a validade da existência de uma identidade latino-americana ou do sonho latino-americano da 'pátria grande', mas de compreender como a ideia de América Latina foi, e continua sendo, construída e disseminada, em particular por artistas, intelectuais e cientistas sociais".

Segundo ele, a América Latina foi adquirindo, no decorrer de um longo processo histórico, múltiplas conotações, associadas a projetos políticos, culturais e econômicos. Com isso, a noção de uma unidade latino-americana tornou-se "em parte desejo e em parte realidade, em parte vontade política e em parte produto do peso de fatores objetivos e dinâmicos".

"Quando as generalizações sobre América Latina enfatizam a unidade descobrimos que elas desconhecem sua diversidade, mas também não podemos deixar de reconhecer que os ventos que sopram num país, embora encontrem no caminho condições nacionais diversas, afetam com particular força o conjunto da região", complementou o cientista político.

A América Latina dos Historiadores
1º encontro do ciclo Identidades Latino-Americanas
15 de abril, às 16 horas
Auditório Oswaldo Fadigas Fontes Torres, do CeTI, Av. Prof. Luciano Gualberto, 71, Travessa 3,  Cidade Universitária, São Paulo (localização)