Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Análise e prevenção de riscos naturais na França

Análise e prevenção de riscos naturais na França

por Flávia Dourado - publicado 16/06/2015 14:55 - última modificação 09/11/2015 19:45

No dia 25 de junho, às 10 horas, a geógrafa francesa Yvette Veyret estará no IEA para apresentar e problematizar o modelo de gestão dos riscos naturais na França.
Inundação na cidade de Blendecques
Inundação na cidade de Blendecques, no norte da França

O  modelo francês de prevenção e análise de riscos naturais será apresentado na conferência A Gestão dos Riscos Naturais na França, que o Grupo de Pesquisa Meio Ambiente e Sociedade do IEA realiza no dia 25 de junho, às 10 horas, na Sala de Eventos do Instituto. O evento será em francês, com tradução simultânea.

A exposição será da geógrafa Yvette Veyret, professora emérita da Université de Paris X – Nanterre, na França, e vice-presidente do Conselho Científico da Associação Francesa de Proteção Contra as Catástrofes Naturais (AFPCN). Especialista no tema dos riscos naturais, ela é autora de "Géographie des Risques Naturels en France" (Editions Hatier, 2004) e organizadora de "Os Riscos – O Homem Como Agressor e Vítima do Meio Ambiente" (Editora Contexto, 2007).

Veyret apresentará e problematizará as medidas adotadas pelas autoridades francesas para prever, evitar e remediar os desastres naturais no país, como inundações e deslizamentos de terras, os quais figuram entre os mais frequentes. A expositora falará tanto sobre a estrutura de defesa civil nacional quanto sobre as iniciativas de estados e municípios para lidar com eventos extremos.

As debatedoras do encontro serão as também geógrafas Ana Fani Carlos, professora titular do Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, e Helena Ribeiro, professora titular do Departamento de Saúde Ambiental da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP. A moderação ficará a cargo Pedro Jacobi, coordenador do Grupo de Pesquisa e professor titular da Faculdade de Educação (FE) da USP.


A Gestão dos Riscos Naturais na França
25 de junho, às 10 horas
Sala de Eventos do IEA, rua Praça do Relógio, 109, bloco K, 5º andar, Cidade Universitária, São Paulo (localização)
Evento gratuito e aberto ao público, sem necessidade de inscrição — Transmissão ao vivo pela web
Exposição em francês, com tradução simultânea
Informações: Sandra Sedini, telefone (11) 3091-1678 ou e-mail sedini@usp.br
Ficha do evento: www.iea.usp.br/eventos/eventos-gerais/gestao-riscos-naturais-franca

Foto: Lamiot