Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Conferência discute animais e humanos como ontologias emergentes

Conferência discute animais e humanos como ontologias emergentes

por Mauro Bellesa - publicado 13/08/2013 17:40 - última modificação 17/06/2015 10:03

A quarta conferência do ciclo Humanos e Animais: Os Limites da Humanidade, acontece no dia 28 de agosto, às 15 horas, na Sala de Eventos do IEA. O tema será Animais e Humanos como Ontologias Emergentes, tendo como expositor o antropólogo Stellio Marras, do Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) da USP.

A quarta conferência do ciclo Humanos e Animais: Os Limites da Humanidade, acontece no dia 28 de agosto, às 9h30, na Sala de Eventos do IEA. O tema será Animais e Humanos como Ontologias Emergentes, tendo como expositor o antropólogo Stellio Marras, do Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) da USP.

Marras inicia a sinopse de sua conferência com uma indagação: "Como encarar a dicotomia animalidade e humanidade tendo em vista a crise das práticas e das concepções contemporâneas que recai sobre a oposição – que agora podemos reconhecer como tão marcadamente ocidental – entre a natureza e a cultura?"

Para ele, "refletir sobre essa crise pode levar ao reconhecimento de que humanos e não humanos apenas se afirmam como 'realidades emergentes' nas relações que travam entre si – renunciando, assim, à operação de corte (ou purificação preestabelecida) ontológica e epistemológica já improdutiva entre os diferentes seres".

O desafio parece ser o de conceber as diferenças em continuidade umas em relação às outras e a partir dos processos pragmáticos das relações, como entre animais e humanos, segundo Marras. "Talvez estejamos mesmo deparando-nos agora com aquilo que antes os modernos havíamos expulsado: o animismo dos povos ditos selvagens ou primitivos, a participação constitutiva dos seres entre eles. Mas como caracterizar a espécie moderna de animismo?"

Para Marras, tal tarefa deverá "revolver pensamentos centrais dessa mesma modernidade". E é dessa forma que ele pretende retomar o pensamento de Charles Darwin e os estudos contemporâneos de antropologia da ciência.

A conferência é uma realização do Grupo de Pesquisa em Filosofia, História e Sociologia da Ciência e da Tecnologia. O evento é gratuito e aberto a todos os interessados, que devem se inscrever em mensagem a leila.costa@usp.br. A Sala de Eventos do IEA fica na rua Praça do Relógio, 109, bloco K, 5º andar, Cidade Universitária, São Paulo (localização). Haverá transmissão ao vivo pela web.

Relacionado

Sinopses