Em encontro no IEA, o artista Antoni Muntadas celebra 50 anos de vínculo com o Brasil
O consagrado artista espanhol Antoni Muntadas estará no IEA no dia 16 de dezembro, às 14h, para apresentar uma retrospectiva dos 50 anos de sua presença no panorama artístico brasileiro. Em seguida à sua apresentação, ele responderá a perguntas e comentários de artistas, curadores, galeristas, editores e pesquisadores que participaram de sua trajetória no país.
O evento também terá o lançamento do livro digital "About Academia (Estudo de Caso: Universidade de São Paulo, SP) - Um Projeto por Muntadas", que estará disponível gratuitamente no Portal de Livros Abertos da USP. A obra contém as discussões integrantes de sua última exposição no Brasil, About Academia: Uma Interpretação Online, 2011-2017 (2021), realizada pelo IEA, Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin e Fórum Permanente [leia mais].
O encontro "Muntadas no Brasil, 50 Anos" será realizado na Sala Alfredo Bosi, na sede do Instituto (rua da Praça do Relógio, 109, São Paulo). Não é preciso se inscrever para participar presencialmente ou assistir à transmissão ao vivo pela internet. A coordenação será de Martin Grossmann, professor da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP e ex-diretor do IEA, onde coordena o Grupo de Pesquisa Fórum Permanente: Sistema Cultural entre o Público e o Privado, realizador do evento (com apoio da Embaixada da Espanha no Brasil).
Trajetória
A relação do artista com o Brasil teve início em 1974, quando participou da exposição "Jovens Artistas Contemporâneos 8 (JAC8)", no Museu de Arte Contemporânea (MAC) da USP (MAC-USP). Desde então, foram mais de 25 exposições, entre individuais e coletivas, sendo a mais recente "About Academia, uma Interpretação Online", em 2021. Ao longo desse meio século, além de realizar exposições, Muntadas, que é professor, participou de mesas-redondas, seminários, palestras e simpósios, ministrou cursos e disciplinas na USP e em outras instituições e integrou e gerou publicações diversas, tanto impressas quanto digitais. Sua próxima exposição individual será em 2025, no Sesc-Pompeia, em São Paulo.
Muntadas nasceu em Barcelona em 1942 e vive em Nova York desde 1971. Seus projetos tratam de questões sociais, políticas e de comunicação, tais como a relação entre os espaços públicos e privados no âmbito de determinados marcos sociais ou canais de informação que são usados para censurar ou chancelar ideias. Para isso, ele utiliza vários meios, incluindo fotografia, vídeo, publicações, internet, instalações e intervenções em espaços urbanos.
Livro
Coordenado pelo próprio artista, autor da "Introdução", e organizado por Martin Grossmann, que assina um dos textos de apresentação, o livro "About Academia: Um Projeto por Muntadas", contém a íntegra das quatro mesas-redondas vinculadas à exposição de 2021:
- Que Universidade Queremos? [vídeo]
- Intercontinental Academia [vídeo]
- Universidade e Contexto [vídeo]
- About Academia e o debate Stem & Steam [vídeo]
Realizadas de forma online, uma vez que eventos presenciais não podiam ser realizados na época por causa da pandemia de Covid-19, as mesas-redondas tiveram como expositores Muntadas, Néstor Garcia Canclini, Ailton Krenak, Renato Janine Ribeiro, Macaé Evaristo, Guilherme Wisnik, Naomar de Almeida Filho, Helena Nader, Marcos Buckeridge, Martin Grossmann, Guilherme Ary Plonski, Mariko Murata, Nikki Moore, David Gange, Érica Peçanha e Soraya Soubhi Smailli.