Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Antônio Nóbrega e Regina Silveira falam sobre Suassuna e Walter Zanini

Antônio Nóbrega e Regina Silveira falam sobre Suassuna e Walter Zanini

por Fernanda Rezende - publicado 25/09/2017 11:05 - última modificação 25/09/2017 14:38

Os artistas estarão em evento da Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência, no dia 26 de setembro, às 14h30, no MAC-USP

Divulgação Nóbrega e SilveiraO músico pernambucano Antônio Nóbrega e a artista plástica Regina Silveira estarão juntos no Espaço Multiuso do Museu de Arte Contemporânea (MAC) da USP para falar sobre dois importantes dirigentes culturais do pós-guerra.

No dia 26 de setembro, às 14h30, Nóbrega irá discorrer sobre o perfil de Ariano Suassuna como gestor cultural, enquanto Regina falará sobre Walter Zanini, primeiro diretor do MAC-USP. O encontro Dirigentes Culturais: dos Anos 50 à Atualidade será transmitido ao vivo pelo site do IEA. Para participar presencialmente é necessário inscrição prévia.

O evento integra a programação do Ciclo "Cultura, Institucionalidade e Gestão", realizado pela Cátedra Olavo Setúbal de Arte, Cultura e Ciência. Dividido em quatro etapas, o ciclo pretende fornecer um panorama crítico, atual e histórico da formação de uma estrutura cultural na cidade de São Paulo, pelo ponto de vista da gestão cultural em instituições. Os eventos terão como foco:

1) As relações entre arte, cultura e política;

2) O perfil de instituições culturais que fazem diferença na estrutura cultural de uma cidade como São Paulo;

3) A contribuição de certos gestores culturais na consolidação de um campo cultural no Brasil e em São Paulo;

4) O papel das exposições na representação cultural de um Brasil contemporâneo.

“A programação pretende oferecer um amplo e crítico panorama da situação da cultura no Brasil pelo viés da gestão cultural em instituições e organismos de representação cultural”, explica Martin Grossmann, coordenador acadêmico da Cátedra. Segundo ele, isso será feito por meio de uma dinâmica discursiva e reflexiva em interação direta com importantes equipamentos culturais da cidade e seus principais agentes.

A Cátedra Olavo Setúbal é resultado de uma pareceria entre o Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP e o Itaú Cultural. Foi iniciada em 2016 e este ano tem como titular o arquiteto Ricardo Ohtake, presidente do Instituto Tomie Ohtake.

Dirigentes Culturais: dos Anos 50 à Atualidade
26 de setembro, às 14h30
Espaço Multiuso do Museu de Arte Contemporânea (MAC) da USP - Avenida Pedro Álvares Cabral, 1301, Ibirapuera, São Paulo
Inscrição prévia para comparecer presencialmente