Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Aplicações das lógicas paraconsistentes anotadas

Aplicações das lógicas paraconsistentes anotadas

por Sandra Codo - publicado 01/02/2011 00:00 - última modificação 28/01/2013 10:46

"Lógicas Paraconsistentes Anotadas e Fundamentos das Redes Neurais Artificiais Paraconsistentes". Este é o tema de investigação que será desenvolvido pelo lógico Jair Minoro Abe durante sua estada no IEA como professor visitante.

minoro.jpg
O objetivo de Abe é aprofundar a teoria das redes neurais paraconsistentes e aplicá-la no reconhecimento de padrões

O tema da pesquisa do lógico Jair Minoro Abe em sua estada no IEA como professor visitante é "Lógicas Paraconsistentes Anotadas e Fundamentos das Redes Neurais Artificiais Paraconsistentes". Abe investigará a aplicação de uma modalidade da paraconsistente anotada no tratamento de conceitos significativos como os de inconsistência (contradição), incerteza, nebulosidade (fuzziness) e paracompleteza (quando, além de contraditórias, duas proposições são falsas) em inteligência artificial e automação, sobretudo no reconhecimento de padrões.

A lógica paraconsistente permite que se trabalhe com sistemas que apresentem proposições contraditórias (do tipo "Está chovendo" e "Não está chovendo") sem considerá-las uma a negação da outra, ao contrário do que acontece na lógica clássica, de tradição aristotélica. Redes neurais artificiais são modelos matemáticos de neurônios conectados em rede e simulam o processamento de informação pelos neurônios biológicos.

O objetivo é aprofundar a teoria das redes neurais paraconsistentes e aplicá-la no reconhecimento de padrões. Para analisar o desempenho e outras características das redes neurais, o projeto levará em consideração pesquisas teóricas e práticas. Um dos testes será feito com a análise da gagueira, em pesquisa com o Grupo de Distúrbios da Comunicação do Departamento de Fisiologia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina da USP. Abe acredita que esse tipo de abordagem no reconhecimento de padrões possibilitará aplicações inovadoras e eficientes em outros tópicos de interesse em inteligência artificial, automação e robótica.

Doutor em filosofia (na área de lógica) pela FFLCH/USP, Abe é também mestre em matemática pura pelo IME/USP, onde graduou-se. Seu orientador no mestrado (sobre fundamentos da geometria anotada) e no doutorado (sobre fundamentos da lógica anotada) foi o lógico Newton da Costa, do Departamento de Filosofia da USP, um dos criadores da lógica paraconsistente. Além de ter publicado inúmeros artigos individuais e com outros pesquisadores, Abe ministrou cursos de graduação, pós-graduação e de extensão universitária em diversas instituições, entre elas USP (IME e Escola Politécnica), Unesp e Unip.