Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Arlindo Philippi Jr. recebe o Prêmio Raulino Reitz como personalidade ambiental

Arlindo Philippi Jr. recebe o Prêmio Raulino Reitz como personalidade ambiental

por Mauro Bellesa - publicado 08/12/2021 11:44 - última modificação 08/12/2021 11:44

O professor Arlindo Philippi Jr. foi agraciado com o Prêmio Raulino Reitz como personalidade ambiental no dia 3 de dezembro, durante a cerimônia de entrega do Prêmio Fritz Müller na sede da Federação das Indústrias de Santa Catarina.

Arlindo Philippi Jr. - Prêmio Raulino Reitz - 3/12/2021
Arlindo Philippi Jr. (à esq.) recebe o Prêmio Raulino Reitz do presidente do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina, Daniel Vinicius Netto

O professor Arlindo Philippi Jr., da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP e um dos coordenadores do Centro de Síntese USP Cidade Globais do IEA, recebeu no dia 3 de dezembro o Prêmio Raulino Reitz, concedido pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA) de Santa Catarina.

O prêmio é bienal e em cada edição homenageia uma personalidade com atuação ambiental destacada em Santa Catarina. O nome é uma reverência ao cientista Raulino Reitz pelo seu trabalho de levantamento da flora catarinense, pela criação do Herbário Barbosa Rodrigues, com um acervo contendo 95% da flora catarinense, e pelo seu papel fundamental na criação de unidades de conservação da natureza estaduais.

Ao explicar a premiação de Philippi Jr., o IMA afirmou que ele "é hoje uma das principais autoridades na discussão ambiental no país. Tendo como foco principal o sanitarismo e a relação entre saúde e meio ambiente, tornou-se uma das referências na questão da sustentabilidade urbana e na gestão ambiental empresarial".

A honraria foi entregue a Philippi Jr. durante a cerimônia da 22ª edição do Prêmio Fritz Müller, realizada na sede da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc).

Philippi Jr. graduou-se em engenharia civil pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Obteve os títulos de mestre, doutor e livre-docente em saúde pública pela FSP-USP, onde se tornou professor titular.  Fez cursos de aperfeiçoamento na área ambiental em instituições japonesas, britânicas e americanas. Realizou sua pesquisa de pós-doutorado no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), EUA.

Foto: Jamile Sabatini