Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Guilherme Ary Plonski é nomeado para conselho de IEA da Costa Rica

Guilherme Ary Plonski é nomeado para conselho de IEA da Costa Rica

por Mauro Bellesa - publicado 03/12/2015 10:10 - última modificação 07/12/2015 11:00

Guilherme Ary Plonski foi nomeado em setembro membro do Conselho Acadêmico do Espacio de Estudios Avanzados da Universidad de Costa Rica.
Universidad de Costa Rica

O reitor da Universidad de Costa Rica (URC), Henning Jensen Pennington, nomeou recentemente o conselheiro do IEA-USP Guilherme Ary Plonski membro do Conselho Acadêmico do Espacio de Estudios Avanzados (Ucrea) da universidade. A instituição é o primeiro IEA criado na América Central.

O Ucrea foi criado em agosto de 2014, depois de mais de dois anos de estudos com a participação de pesquisadores costa-riquenhos e de outros países.

O segundo encontro preparatório para a criação do Ucrea foi um workshop em fevereiro de 2014, no qual foram apresentadas as características do Centro para Pesquisa Interdisciplinar (ZiF, na sigla em alemão) da Universidade de Bielefeld, entidade de referência para a formulação do projeto da instituição costa-riquenha.

Na ocasião, além da secretária executiva do ZiF, Britta Padberg, também participaram do workshop o diretor do IEA-USP, Martin Grossmann, que apresentou o Projeto de Gestão 2012-2017 do Instituto, e representantes de outros IEAs de várias países.

José Gracia Bondía, professor honorário da UCR, foi um dos responsáveis pelo convite a Grossmann para participar daquele workshop e foi também quem, em encontro na Universidade de Bielefeld, Alemanha, apresentou o convite a Plonski para integrar o Conselho Acadêmico do Ucrea.

Guilherme Ary Plonski
Guilherme Ary Plonski, conselheiro do Espacio de Estudios Avanzados da Universidad de Costa Rica e do IEA-USP

Pensar o não pensado

Segundo a reitoria da UCR, o Ucrea destina-se  a ser um espaço multi e interdisciplinar, inovador e internacional que dinamize a organização e atividades da universidade para "pensar coisas que não tenham sido pensadas previamente".

Ainda de acordo com a resolução que o instituiu, o Ucrea será um instrumento de consciência crítica da UCR, bem como uma ferramenta de melhoramento institucional, para incentivar a criatividade e o trabalho multi e interdisciplinar.

Outro propósito é construir redes internacionais de cooperação e aprender com os êxitos e erros de instituições similares, tornando-se um lugar de encontro  para acadêmicos da Costa Rica, da América Central e do resto do mundo.

A estrutura diretiva do Ucrea é composta por um Conselho Acadêmico, uma Coordenação e um Conselho Assessor. O Conselho Acadêmico é o encarregado  de estabelecer a orientação geral do Ucrea, encarregando-se das convocações para projetos de pesquisa, oficinas e atividade conexas e aprovação de estágios.

O Conselho Acadêmico é composto de nove acadêmicos: quatro representantes de áreas da UCR (artes e letras, ciências agroalimentares, ciências básicas e sedes regionais) e cinco integrantes externos à UCR.

Fotos (a partir do alto): Universidad de Costa Rica; Leonor Calazans/IEA-USP