Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / A transdisciplinaridade 60 anos depois de ‘As Duas Culturas’ de C. P. Snow

A transdisciplinaridade 60 anos depois de ‘As Duas Culturas’ de C. P. Snow

por Mauro Bellesa - publicado 24/04/2019 11:40 - última modificação 30/04/2019 13:51

A conversa "Ciências e Humanidades Sessenta Anos depois", no dia 7 de maio, às 15h, discutirá o estágio atual da transdisciplinaridade, defendida por C. P. Snow em sua célebre conferência "As Duas Culturas", em 1959.

Capa de 'The Two Cultures"
A conferência de C. P. Snow foi publicada no mesmo ano, 1959, como parte do livro ''The Two Cultures and the Scientific Revolution''

O sexagésimo aniversário da célebre conferência “Two Cultures”, proferida pelo físico molecular e romancista britânico C. P. Snow (1905-1980) na Universidade de Cambridge, Reino Unido, "é uma excelente oportunidade para refletir sobre a transdisciplinaridade e as profícuas aproximações que ela pode promover entre ciências e humanidades", de acordo com José Eli da Veiga, professor sênior do Instituto de Energia e Ambiente (IEE) da USP.

Essa reflexão será feita no dia 7 de maio (data exata do aniversário da conferência de Snow), às 15h, na conversa Ciências e Humanidades Sessenta Anos depois, que terá como referência os benefícios da transdisciplinaridade na Earth system science (ciência do sistema Terra) e na sustainability science (ciência da sustentabilidade).

Os participantes serão Ricardo Abramovay, também professor sênior do IEE-USP, e Sonia Maria Barros de Oliveira, do Instituto de Geociências (IGc) da USP. A coordenação estará a cargo de Veiga.

A participação no encontro é gratuita, aberta a todos os interessados e não requer inscrição. Acompanhar o evento ao vivo pela internet também não requer inscrição.

C. P. Snow
O físico molecular e romancista C. P. Snow

Sustentabilidade

Segundo Veiga, algo muito significativo parece estar ocorrendo com a ciência do sistema Terra, desde os anos 80, e emergência da ciência da sustentabilidade, desde a virada  do milênio. "Periódicos científicos e programas acadêmicos voltados a tais abordagens transdisciplinares têm se multiplicado desde a notável 'Declaração de Amsterdã', adotada em 2001 no congresso científico mundial Challenges of a Changing Earth 2001. E, desde o início de 2018, conta-se com o periódico de primeira linha 'Nature Sustainability'."

Ele alerta, porém, que o desafio de qualquer abordagem transdisciplinar "esbarra em inúmeras formas da forte inércia da fragmentação das ciências, entre as quais se destaca o imenso distanciamento gerado/agravado no século passado entre as 'da natureza' e as 'humanas/sociais'. Daí a necessidade de avaliar "o quanto a mudança/transformação exigida por tal desafio poderá realmente se mostrar factível ao longo das próximas décadas (ou do século 21)".

Os participantes e o coordenador da conversa integraram durante muitos anos o Programa de Pós-Graduação em Ciência Ambiental (Procam) do IEE-USP. Veiga avalia que a referência apenas à ciência ambiental no título do programa deve-se ao fato de ele ter sido criado "em contexto histórico bem diverso, que precedeu a própria consagração do ideal de 'desenvolvimento sustentável', entre 1987 e 1992". Se não fosse assim, o nome do programa "certamente enfatizaria a ciência da sustentabilidade, como apropriadamente fez seu congênere na Each [Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP], criado mais de 20 anos depois, em 2011".

Ciências e Humanidades Sessenta Anos depois
7 de maio, 15h
Sala Alfredo Bosi, rua da Praça do Relógio, 109, Cidade Universitária, São Paulo
Evento público e gratuito; não é preciso se inscrever para acompanhá-lo presencialmente ou pela internet