Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Conferência trata da carreira das mulheres no ambiente acadêmico

Conferência trata da carreira das mulheres no ambiente acadêmico

por Fernanda Rezende - publicado 05/09/2016 16:50 - última modificação 08/09/2016 13:48

Leila Saadé, presidente da Rede Francófona de Mulheres Responsáveis ​pelo Ensino Superior e Pesquisa, estará no IEA no dia 15 de setembro, às 14h, na conferência As Mulheres na Universidade e na Ciência: Desafios e Oportunidades.

Relatório de 2015 do Fórum Econômico Mundial indica que somente em 2095 será alcançada a igualdade entre os gêneros no mercado de trabalho de todo o mundo. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), em 2007 – último ano avaliado – a diferença entre a remuneração de homens e mulheres era de 29%, uma situação um pouco melhor que os 38% registrados em 1995.

Leila Saadé - Perfil
Leila Saadé

Essa desigualdade não acontece apenas nas empresas privadas. De acordo com Leila Saadé, presidente da Rede Francófona de Mulheres Responsáveis ​pelo Ensino Superior e Pesquisa (Resuff, na sigla em francês), nas instituições de pesquisa e ensino de todo o mundo as mulheres também são minoria em posições hierarquicamente superiores. O mesmo se dá na ciência e nos processos de tomada de decisão.

Para falar sobre o tema, a pesquisadora francesa estará no IEA no dia 15 de setembro, às 14h, na Sala de Eventos do IEA, na conferência As Mulheres na Universidade e na Ciência: Desafios e Oportunidades. Em sua fala, em francês e com tradução simultânea, ela irá apresentar as iniciativas da rede criada pela Agência Universitária da Francofonia (AUF) para promover o acesso de mulheres a cargos de responsabilidade.

Relacionado

Dossiê "Mulher, mulheres" publicado no nº 49 da revista Estudos Avançados

O debate ficará por conta da física Carolina Carvalho dos Santos, professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e que coordena o Programa de Extensão "Meninas na Ciência" e apresenta o podcast de divulgação científica "Fronteiras da Ciência". A moderação será feita por Vera Soares, assessora do USP Mulheres.

A atividade terá transmissão ao vivo pelo site do IEA e é uma iniciativa do Instituto em parceria com o USP Mulheres e o Consulado Geral da França em São Paulo.

A Resuff desenvolveu módulos de ensino a distância sobre gênero, oferecendo a mulheres ferramentas para capacitá-las em estratégias profissionais e institucionais. Também abriu uma chamada de propostas para a criação de um "Observatório de Gênero na Universidade", cujo objetivo é identificar os fatores que dificultam a ascensão de mulheres na universidade e oferecer instrumentos metodológicos de monitoramento e medição da evolução de suas carreiras.

As Mulheres na Universidade e na Ciência: Desafios e Oportunidades
15 de setembro, às 14h
Sala de Eventos do IEA, Rua da Praça do Relógio, 109, bloco K, 5º andar, Cidade Universitária, São Paulo.
Evento gratuito — Transmissão ao vivo pela internet
Informações: Claudia Regina, telefone (11) 3091-1686 e clauregi@usp.br