Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Arte e hacktivismo em debate

Arte e hacktivismo em debate

por Flávia Dourado - publicado 10/05/2013 14:35 - última modificação 04/02/2016 15:00

Pesquisadora italiana fala sobre as interseções entre práticas artísticas, hacking e redes sociais em evento a ser realizado no dia 23 de maio, no IEA.

Tatiana BazzichelliAs intersecções de práticas artísticas, hacking e economia são o tema do encontro Interrupção em Rede: Repensando Oposições em Arte, Hacktivismo e Negócios da Rede Social, que o IEA realiza no dia 23 de maio, às 15 horas, na Sala de Eventos do Instituto.

A exposição será da pesquisadora italiana Tatiana Bazzichelli, que se dedica ao estudo das relações entre manifestações artísticas e o negócio das mídias sociais. A mediação ficará a cargo do também italiano Massimo Canevacci, professor visitante do IEA.

No evento, Bazzichelli falará sobre as condições para as práticas hackers e artísticas na Web 2.0 e sobre como as redes sociais podem desenvolver e incorporar essas práticas de cultura digital. Também apresentará exemplos de arte em rede e de hacking na Califórnia e na Europa que desafiam as noções de poder e hegemonia.

Bazzichelli é pós-doutoranda na Incubadora de Inovação do Centro de Mídia Digital da Universidade Leuphana de Lüneburg, Alemanha, e doutora em estudos de mídia e informação pela Universidade Aarhus, Dinamarca. Integrante da equipe curatorial do Festival Transmediale de Berlim, Alemanha, é autora do livro Networking. La rete come arte (2006) / Networking. The Net as Artwork (2008).

Canevacci é professor de antropologia cultural e de arte e culturas digitais da Università Degli Studi di Roma "La Sapienza", Itália. Seus estudos concentram-se em etnografia, comunicação visual, arte e cultura digital. A pesquisa que vem desenvolvendo no IEA, situada entre essas temáticas, integra quatro grandes marcos conceituais: a autorrepresentação; a ubiquidade; o fetichismo visual; e a teoria crítica e experimental.

A conferência será em italiano, com tradução consecutiva a ser feita por Canevacci.

INTERRUPÇÃO EM REDE: REPENSANDO OPOSIÇÕES ENTRE ARTE, HACKTIVISMO E NEGÓCIOS DA REDE SOCIAL
Tipo: conferência gratuita, aberta ao público e sem necessidade de inscrição
Data: 23 de maio, às 15 horas
Local: Sala de Eventos do IEA, Rua Praça do Relógio, 109, bloco K, 5º andar, Cidade Universitária, São Paulo