Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / As relações entre populações tradicionais e conservação ambiental

As relações entre populações tradicionais e conservação ambiental

por Flávia Dourado - publicado 26/09/2013 13:50 - última modificação 27/11/2013 09:08

O Grupo de Pesquisa Filosofia, História e Sociologia da Ciência e da Tecnologia do IEA realiza um debate sobre o tema no dia 3 de outubro, às 9h30.

Quebradeira de babaçuA criação de áreas de conservação ambiental frequentemente dificulta a permanência de populações tradicionais, bem como a manutenção de seus modos de vida e das práticas ecológicas que cultivam em seus territórios há muitas gerações. Para discutir esse problema, no dia 3 de outubro, às 9h30, o IEA realiza a mesa-redonda Populações Tradicionais e Conservação da Biodiversidade: Entre os Valores da Tradição, da Ciência e do Mercado.

Organizado pelo Grupo de Pesquisa Filosofia, História e Sociologia da Ciência e da Tecnologia do Instituto, o debate vai abordar as relações entre populações tradicionais e gestão dos recursos naturais para além do dualismo entre sociodiversidade e biodiversidade, considerando cinco aspectos principais:

• o potencial da economia solidária para a conservação da biodiversidade possibilitada pelo associativismo comunitário; valores que reforçam as relações entre os saberes tradicionais e a conservação da biodiversidade;
  • práticas de fortalecimento dos processos participativos voltados para a conservação da biodiversidade e para a promoção da qualidade de vida das populações tradicionais;
  • os conflitos gerados pela criação de unidades de conservação de uso sustentável e os impactos causados nas práticas socioeconômicas e nos laços comunitários das populações tradicionais;
  • avanços e impasses do manejo sustentável em unidades de conservação no âmbito das relações entre conservação da biodiversidade, saberes tradicionais, ciência e mercado.

Os debatedores serão Ivaneide Bandeira Cardozo, pesquisadora da Associação de Defesa Etnoambiental Kanindé, que fará uma exposição sobre Terras Indígenas e a Conservação da Biodiversidade; e Walter Steenbock, analista ambiental do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), que falará sobre Participação Social e Conhecimento Tradicional em Políticas de Conservação Ambiental. A moderação será de Ana Tereza da Silva, professora da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB) e pesquisadora do grupo de pesquisa do IEA.

A mesa-redonda acontece na Auditório Freitas Nobre do Departamento de Jornalismo e Editoração da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, avenida Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443, Cidade Universitária, São Paulo. Os interessados em participar devem fazer inscrição pelo e-mail leila.costa@usp.br. Também será possível acompanhar a transmissão ao vivo em www.iea.usp.br/aovivo/2.

Foto: Leonardo  Milano/ICMBio