Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / As relações entre tecnociências e humanidades

As relações entre tecnociências e humanidades

por Flávia Dourado - publicado 05/08/2006 00:00 - última modificação 02/04/2013 16:04

No dia 24 de agosto, o físico Luiz Pinguelli Rosa faz no IEA uma conferência sobre o tema do livro "Tecnociências e Humanidades – Novos Paradigmas, Velhos Problemas. O Determinismo Newtoniano na Visão do Mundo Moderno", lançado em 2005.

pinguellirosa.jpg
Luiz Pinguelli Rosa

O físico Luiz Pinguelli Rosa, da UFRJ, lançou em 2005 o livro "Tecnociências e Humanidades – Novos Paradigmas, Velhos Problemas. O Determinismo Newtoniano na Visão do Mundo Moderno" (Paz e Terra), primeiro de uma série de três volumes em que analisa a inter-relação da cultura científica com a cultura humanística no Ocidente. No dia 24 de agosto, às 15h, Rosa fará conferência no IEA sobre o tema da obra. Os debatedores serão Wolfgang Leo Maar, do Departamento de Filosofia e Metodologia das Ciências do Centro de Educação e Ciências Humanas da UFSCar, e José Raimundo Novaes Chiappin, do Departamento de Filosofia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP.

No volume lançado, Rosa discute o conhecimento científico e a influência da física. O segundo volume tratará das "Revoluções Pós-Newtonianas, Incerteza e Pós-Modernismo". O terceiro será dividido em duas partes: "As Rupturas de Paradigmas – Do Caos à Complexidade e à Teoria da Mente" e "Ciência, Tecnologia e Sociedade no Limiar do Século 21”.

Rosa é coordenador do Programa de Planejamento Estratégico do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe) da UFRJ e coordenador geral do Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas. Foi diretor da Coppe por três vezes e presidiu a Eletrobrás de janeiro de 2003 a maio de 2004.

Foto: UFRJ