Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / As tensões entre o público e o privado na era digital

As tensões entre o público e o privado na era digital

por Flávia Dourado - publicado 24/09/2013 17:05 - última modificação 26/10/2015 21:16

No dia 2 de outubro, às 15 horas, o IEA promove um debate sobre os limites da privacidade no contexto das novas tecnologias da informação e comunicação.

EVENTO ADIADO

AGUARDE A
DIVULGAÇÃO
DA NOVA DATA

Desde que vieram à tona, as denúncias de espionagem dos Estados Unidos vêm levantando uma série de questões sobre as fronteiras entre o público e o privado no contexto das novas tecnologias da informação e comunicação. Para discutir alguns dos aspectos abrangidos pelo tema, no dia 2 de outubro, às 15 horas, o IEA realiza o debate Política e Comunicação: a Dicotomia Público/Privado na Era da Cultura Digital.

Organizado pelo antropólogo Massimo Canevacci e pelo sociólogo Bernardo Sorj, ambos professores visitantes do Instituto, o encontro vai se concentrar em quatros questões centrais:

• Espionagem digitalquais as implicações de sistemas de monitoramento que coletam dados de cidadãos, países e empresas, incluindo informações de natureza particular, e os colocam à serviço de corporações e estados?
  • como os novos sistemas de informação afetam as relações internacionais?
  • que mecanismos devem ser mobilizados para proteger os cidadãos e os países dessa permanente vigilância?
  • quais os resultados das reificações digitais e dos fetichismos visuais que penetram no corpo-mente de quem participa ativamente, ocasionalmente ou criativamente desse processo?

Além de Canevacci e Sorj, participam do encontro o jornalista e economista Gilson Schwartz, professor da Escola de Comunicação e Arte (ECA) da USP e ex-professor visitante do IEA, e o sociólogo Sérgio Amadeu, professor da Universidade Federal do ABC (UFABC) e integrante do Comitê Científico Deliberativo da Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura (ABCiber), e o advogado Dennys Antonialli, doutorando da Faculdade de Direito (FD) da USP, onde coordena o Núcleo de Direito, Internet e Sociedade.

O encontro é gratuito e não requer inscrição prévia. Quem não tiver a oportunidade de comparecer, poderá acompanhar a transmissão ao vivo em www.iea.usp.br/aovivo. O debate acontece na Sala de Eventos do IEA, na rua Praça do Relógio, 109, bloco K, 5º andar, Cidade Universitária (localização).