Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / As transformações do indivíduo no contexto da temporalidade acelerada

As transformações do indivíduo no contexto da temporalidade acelerada

por Flávia Dourado - publicado 17/09/2014 17:25 - última modificação 25/09/2020 14:28

Seminário que o IEA realiza no dia 1º de outubro, às 14 horas, na Sala de Congregação do IRI, terá como tema "Aceleração do Tempo e Pós-Democracia: Violência e Comunicação".

Tempo Metropolis

Relacionado

Aceleração do Tempo e Pós-Democracia: Violência e Comunicação é o tema do seminário que o Grupo de Pesquisa Humanidades e Mundo Contemporâneo do IEA realiza no dia 1º de outubro, às 14 horas, na Sala de Eventos do Instituto.

Segundo a filósofa Olgária Matos, professora da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP e coordenadora do grupo, a ideia é analisar a dimensão do tempo no mundo contemporâneo e interrogar o que há de “temporal e atemporal no moderno”. Para isso, o encontro abordará as metamorfoses do sujeito em face das inovações tecnológicas, com foco no processo de aceleração dos ritmos de vida.

“Trata-se de compreender as novas figuras da alteridade, da identidade e da interioridade do novo sujeito, particularmente nas relações que requerem a temporalidade extensiva e qualitativa, como o amor, a amizade ou o relacionamento entre pais e filhos", explicou.

O tema será explorado a partir de três eixos analíticos: o pensamento do filósofo francês Henri Bergson sobre o corpo e a memória; o fenômeno da cultura digital; e o filme "O Estranho Caso de Angélica", do cineasta português Manoel de Oliveira.

Os expositores serão a filósofa Rita Paiva, professora da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH) da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp); o sociólogo Mauro Rovai, também da EFLCH; e o antropólogo Massimo Canevacci, professor visitante do IEA. A mediação ficará a cargo de Matos.

Aceleração do Tempo e Pós-Democracia: Violência e Comunicação
1º de outubro de 2014, às 14 horas
Sala de Eventos do IEA, rua Praça do Relógio, 109, Bloco K, 5º andar, Cidade Universitária, São Paulo, SP (localização)
O seminário é gratuito, aberto ao público e não requer inscrição. Transmissão ao vivo pela web.
Mais informações: Cláudia Regina Tavares, pelo telefone (11) 3091-1686 ou e-mail clauregi@usp.br
Página do evento: www.iea.usp.br/eventos/aceleracao-do-tempo

Foto: cena do filme "Metrópolis" (1927), de Fritz Lang