Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / As relações entre arte, ativismo ambiental e direitos humanos

As relações entre arte, ativismo ambiental e direitos humanos

por Flávia Dourado - publicado 25/06/2012 00:00 - última modificação 08/04/2013 11:18

O primeiro módulo do "Ciclo de Debates Direitos Humanos e Desenvolvimento" terá como tema "Proteção dos Direitos Ambientais”. O evento, realizado pela Cátedra Unesco de Educação para a Paz, Direitos Humanos, Democracia e Tolerância, sediada no IEA, acontece no dia 27 de junho, a partir das 14h, no Centro Universitário Maria Antonia da USP.

"Proteção dos Direitos Ambientais” é o tema do primeiro módulo do "Ciclo de Debates Direitos Humanos e Desenvolvimento", que a Cátedra Unesco de Educação para a Paz, Direitos Humanos, Democracia e Tolerância, sediada no IEA, promove no dia 27 de junho, a partir das 14h, no Centro Universitário Maria Antonia da USP.

O evento terá início com a apresentação de experiências artísticas voltadas para a preservação ambiental, acompanhada de um debate sobre as relações entre arte e proteção do meio ambiente, mediado por Vitor Blotta, do Núcleo de Estudos da Violência (NEV) da USP. Em seguida, Blotta, Lucas Montanari, administrador do Parque Público de São Paulo, e o ativista ambiental Davi de Freitas discutem permacultura e sustentabilidade no meio urbano.

O encerramento se dará com uma mesa redonda dedicada à avaliação da Rio+20. Participam os professores Ricardo Toledo, da Faculdade de Arquitetura da USP, e Celso Fiorillo Filho, do Centro Universitário da Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU), que falarão sobre os possíveis impactos da conferência da ONU na interface entre meio ambiente e direitos humanos. A mediação da mesa também ficará a cargo de Blotta.

Organizado por Sérgio Adorno, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP e coordenador da Cátedra Unesco e do NEV, o ciclo conta com a curadoria de Vitor Blotta e o apoio do Centro Universitário Maria Antonia, da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da USP e do NEV.

Com Rafael Borsanelli (rborsanelli@usp.br), telefone (11) 3091-1688.
Local
Salão Nobre do Centro Universitário Maria Antonia da USP, Rua Maria Antonia, 294, 3º andar, São Paulo.

Oficinas de Relatos e Experiências na Proteção dos Direitos Ambientais

Arte e Ativismo pelo Meio-Ambiente
Videoclips de iniciativas de ativismo artístico pelo meio-ambiente:
• "Reciclar Você" — Banda Família Gangster —s Video do Projeto Canta Galo — Família Gangsters
• video do Projeto "Pimp My Carroça" — Grafiteiro Mundano
• Parte dE filme sobre sobre Belo Monte

Performance: Apresentação artística do cantor e compositor Daniel Andrade, com a canção "Minha Raiz", lançada em encontro sobre meio ambiente organizado pela ONU em 2011 em São Paulo

Debate sobre as Relações entre Arte e Ativismo pelo Meio Ambiente
Mediador: Vitor Blotta

Intervalo

É possível o desenvolvimento sustentável no meio urbano?
O que podemos fazer para melhorar o nosso planeta?

Discussão sobre Permacultura e Desenvolvimento Sustentável em Parques, Ecovilas e Cidades
Organizador: Lucas Montanari (biólogo e administrador de parque público em São Paulo)
Colaborador: Davi Sibella de Freitas
Debatedor: Vitor Blotta

Mesa-Redonda sobre a Rio+20

Possíveis Impactos da Rio + 20 na Relação entre Meio Ambiente e Direitos Humanos.
Debatedores: Ricardo Toledo e Celso Pacheco Fiorillo Filho
Mediador: Vitor Blotta