Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / IEA-RP promove mesa redonda sobre atualização em optogenética

IEA-RP promove mesa redonda sobre atualização em optogenética

por João Rafael - publicado 01/07/2015 09:05 - última modificação 10/08/2015 14:17

O Grupo de Estudo do IEA-RP, “Reflexões em Neurociência Contemporânea”, realizará no dia 13 de julho, às 14h, a mesa redonda “Atualização em optogenética”. O evento ocorrerá no Salão de Eventos do CeTI-RP/USP e as palestras serão em inglês.

O Grupo de Estudo do IEA-RP “Reflexões em Neurociência Contemporânea” realizará a mesa redonda Atualização em optogenética, no dia 13 de julho, às 14h, no Salão de Eventos do CeTI-RP/USP. As palestras serão em inglês.

O encontro reunirá pesquisadores nacionais e internacionais para discutir como grupos específicos de células associadas ou não a patologias do sistema nervoso podem ser manipuladas, ativadas ou bloqueadas.

O termo optogenética refere-se a técnicas que combinam luz, genética e bioengenharia e permitem o estudo de circuitos neuronais e comportamentos atuando em células específicas, comenta o professor Norberto Garcia Cairasco, da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP-USP), coordenador do Grupo de Estudo e moderador da Mesa Redonda.

Durante a palestra “Inhibitory Interneurons Studied by Optogenetics”, Merab Kokaia, professor da Universidade de Lund, na Suécia, explorará maneiras de ativar ou inativar interneurônios inibitórios, usualmente GABAérgicos, e determinará seu impacto em processos de aumento anómalo de excitabilidade cerebral.

A fala seguinte será de Patrick Forcelli, da Georgetown University, EUA, sobre “Optogenetic Interrogation of Nigrotectal Circuitry for Broad Spectrum Seizure Control”, demonstrando como a ativação por optogenética de uma via específica no tronco cerebral de ratos pode se comportar como anticonvulsivante em quatro modelos experimentais de epilepsia.

Encerrando as apresentações, Cleiton Aguiar, pós-doutorando da FMRP-USP, fará a palestra “Optogenetic Investigation of Gamma Oscillations in the Medial Prefrontal Cortex of Urethane-Anesthetized Mice”, sobre as possibilidades da optogenética para caracterizar a participação de interneurônios positivos para parvalbumina na expressão de déficits cognitivos e nas mudanças nas atividades de redes com relevância para a sintomatologia da esquizofrenia.

Atualização em optogenética
13 de julho, às 14h