Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Beatriz Barbuy é a nova conselheira do IEA

Beatriz Barbuy é a nova conselheira do IEA

por Flávia Dourado - publicado 20/08/2015 17:15 - última modificação 21/08/2015 17:35

Em agosto, a professora do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP passa a integrar o Conselho Deliberativo (CD) do Instituto.

Beatriz Barbuy - PerfilA astrofísica Beatriz Leonor Silveira Barbuy, professora do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP, é nova conselheira do IEA. Nomeada em julho pelo reitor Marco Antônio Zago, ela assume a vaga do Conselho Deliberativo (CD) aberta com o final do mandato do sociólogo Sedi Hirano, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP.

Barbuy é graduada em física pela USP, mestre em astronomia pelo IAG e doutora em astrofísica pela Université de Paris VII, França. É professora titular do IAG, onde leciona há mais de 30 anos. Foi pesquisadora visitante do Lick Observatory, Estados Unidos; do Institute for Astronomy, Reino Unido; do European Southern Observatory, Garching bei München, Alemanha; e regularmente do Observatoire de Paris, França. Coordenou o projeto Fapesp e Instituto do Milênio "Evolução de Estrelas e Galáxias na Era dos Grandes Telescópios: Implementação de Instrumentação para o SOAR e Gemini". É membro da Academia Brasileira de Ciências (ABC), da Academie des Sciences e do Third World Academy of Sciences (Twas). Seus estudos concentram-se nos temas: espectroscopia, diagrama cor magnitude, aglomerados globulares, síntese de populações e evolução estelar.

Entre 2001 e 2005, a pesquisadora teve papel importante em um programa conduzido pelo European Southern Observatory, que investigou a formação das primeiras estrelas, de mais de 10 bilhões de anos, obtendo informações detalhadas a respeito de sua composição química.

Em 2009, Barbuy foi considerada uma das 100 brasileiras mais influentes pela Revista Época. No mesmo ano, ela foi uma das cinco ganhadoras do Prêmio L’Oréal-Unesco para Mulheres na Ciência.

Foto: Sandra Codo