Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Conferência trata da produção cinematográfica de Benedito Junqueira Duarte em ciência e saúde

por Mauro Bellesa - publicado 06/11/2018 10:50 - última modificação 09/11/2018 10:12

A historiadora Márcia Regina Barros da Silva, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, faz a conferência "Imagens da Saúde e da Ciência em São Paulo na Produção de Benedito Junqueira Duarte" no dia 28 de novembro, às 10h.

Na conferência Imagens da Saúde e da Ciência em São Paulo na Produção de Benedito Junqueira Duarte, no dia 27 de novembro, às 10h, a historiadora Márcia Regina Barros da Silva, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, tratará da importância do trabalho de Duarte para a análise conjunta de ciência e sociedade na história da saúde e da medicina da capital paulista.

Organizado pelo Grupo de Pesquisa Khronos: História da Ciência, Epistemologia e Medicina, o evento terá moderação de Gildo Magalhães dos Santos (IEA e FFLCH-USP), coordenador do grupo. A participação presencial é gratuita e aberta a todos os interessados, mediante inscrição prévia. Para assisti-lo ao vivo pela internet não é preciso fazer inscrição.

Relacionado

Temas

Márcia destaca que a cidade de São Paulo foi talvez o principal tema na carreira do fotógrafo e cineasta nascido em 1910, em Franca (SP), e morto em 1995, na capital do estado. "Duarte realizou diferentes filmes, entre documentários e filmes comerciais, sobre temas que demonstram forte vínculo com o espaço da cidade."

Os temas da saúde e da medicina também tiveram grande destaca na carreira do documentarista, desde a realização de seu primeiro filme de temática científica, Apendicectomy, em 1949, até as filmagens do primeiro transplante cardíaco no Brasil, em 1968, e seu ingresso como responsável pelo Setor de Audiovisual do Instituto do Coração (InCOR) do Hospital de Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.

Duarte produziu cerca de 600 documentários científicos, principalmente registros de cirurgias. Com eles, ganhou dezenas de prêmios nacionais e internacionais.

Para a pesquisadora, o filme científico pode ser visto em mais de um sentido, tanto como um meio utilizado pela ciência para produzir conhecimento quanto como um trabalho "em que se encontram a pesquisa sobre um determinado conteúdo e a pesquisa sobre como filmar esse conteúdo (modos de realizar a filmagem, tipos e formas de câmaras, de filmes, lentes, parâmetros de exposição)".

Imagens da Ciência e da Saúde em São Paulo na Produção de Benedito Junqueira Duarte
27 de novembro, 10h
Sala Alfredo Bosi, rua da Praça do Relógio, 109, térreo, Cidade Universitária, São Paulo
Evento gratuito e aberto a todos os interessados, mediante inscrição prévia