Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Big Data gera valorização da estatística

Big Data gera valorização da estatística

por Thais Cardoso - publicado 06/06/2018 10:00 - última modificação 28/05/2018 15:41

Profissão, que transforma dados em conhecimento útil, é tema do USP Analisa desta semana

Uma ciência que não vive somente de cálculos, mas ajuda a transformar dados em informações que podem ser aplicadas em diversas situações. Essa é a estatística, profissão cada vez mais valorizada pelo mercado e requisitada em diversos setores. Para falar sobre essa área do conhecimento e sua importância, o USP Analisa desta semana traz o docente do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da USP Francisco Louzada Neto.

Ele explica que os estatísticos têm sido valorizados em virtude do Big Data, uma grande massa de dados disponível atualmente gerada por processos como transações on-line, posts em mídias sociais e sinais de GPS de celulares, entre outros. “Nesse novo mundo onde a ordem de grandeza dos conjuntos de dados é imensa, a estatística tem papel fundamental para promover a utilização de metodologias eficazes que possam ser usadas para reverter dados em conhecimento útil para tomada de decisão. Isso tanto para uso pessoal quanto para uso profissional também”.

Segundo Louzada, a aplicação da estatística para promover melhorias em processos, produtos e serviços acaba gerando reflexos no próprio Produto Interno Bruto (PIB) dos países. “Pensando em termos de ciências matemáticas, englobando por exemplo matemática aplicada, estatística e computação, estima-se que 15% do PIB da França e 16% do PIB da Inglaterra provêm da utilização das ciências matemáticas dentro das empresas. Nós não temos esses cálculos aqui pro Brasil. Mas com certeza essas ciências colaboram imensamente para o aumento do PIB do país”.

O programa vai ao ar na Rádio USP Ribeirão Preto nesta sexta (8), a partir das 12h, e na Rádio USP São Paulo na quarta (13), às 21h, e no domingo (17), às 11h30. O USP Analisa é uma produção conjunta da Rádio USP Ribeirão Preto (107,9 MHz) e do Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto (IEA-RP) da USP.