Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Boletim IEA / Boletim IEA — 166

Boletim IEA — 166

por Marilda Gifalli - publicado 16/05/2014 16:25 - última modificação 28/10/2015 09:46

2ª quinzena de junho de 2011
TODAS AS EDIÇÕES
Para receber por e-mail, envie mensagem para
boletim-iea@usp.br

 

 

 

 


DIAGNÓSTICO
Seminário analisa dossiê sobre a saúde
dos brasileiros publicado pela 'The Lancet'

CÊNCIA AVANÇADA
Eleonora Cavalcante Albano faz conferência
sobre o surgimento da sílaba nas línguas orais

CIDADANIA
Grupo discute em seminário a importância
da educação no combate à pobreza

POLÍTICA
Livro sobre o papel do Congresso no presidencialismo
de coalização terá lançamento online dia 1º de julho

AGENDA
Eventos públicos

NOTA
ABL confere Prêmio Machado de Assis a Carlos Guilherme Mota

DIAGNÓSTICO

Seminário analisa dossiê sobre a saúde
dos brasileiros publicado pela 'The Lancet'

 

"Em última análise o desafio é político, exigindo um engajamento contínuo pela sociedade brasileira como um todo, para assegurar o direito à saúde para todos os brasileiros". Essa é a conclusão do pesquisador César Victora e colegas que fizeram um trabalho de revisão sobre os determinantes e as condições de saúde da população brasileira, publicado recentemente em dossiê da prestigiosa revista médica inglesa "The Lancet".

Para divulgar e discutir as análises presentes no dossiê, a Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, com apoio do Grupo de Pesquisa de Ciências Ambientais do IEA, realiza o seminário "A Saúde dos Brasileiros" no dia 29 de junho, quarta-feira, a partir das 9h30, no Anfiteatro João Yunes da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP (leia o programa abaixo).

Uma equipe de 29 especialistas em saúde pública, baseando-se na revisão de documentos existentes e em análises originais de dados epidemiológicos, preparou seis artigos para o dossiê. Os trabalhos descrevem a história da assistência à saúde no Brasil, com ênfase na implantação do Sistema Único de Saúde (SUS), a evolução dos principais problemas de saúde no país e os vetores determinantes e fatores de risco das doenças. Os autores também avaliaram o cuidado à saúde materno-infantil, as doenças infecciosas, as doenças crônicas não transmissíveis e alguns aspectos referentes às lesões físicas e às diversas formas de violência. O dossiê contém ainda cinco comentários escritos por outros seis especialistas.

A publicação inglesa aponta para os acertos conseguidos pelo Brasil no atendimento materno-infantil, nos atendimentos emergenciais e na redução das doenças infecciosas, embora considere que ainda há uma taxa bastante elevada nos índices de mortalidade infantil, no crescimento da obesidade e no número expressivo de cesarianas.

O seminário contará com a presença de alguns dos especialistas que fizeram parte do grupo que analisou os temas proposto pela revista. A série completa dos artigos publicados na "The Lancet" pode ser acessada, em inglês e português, na página www.thelancet.com/series/health-in-brazil.

PROGRAMA
9h30

Abertura — Helena Ribeiro (diretora da FSP-USP)

10h

Sistemas de Saúde — Célia Maria de Almeida (Fiocruz)

10h30

Perguntas e Comentários

10h45

Saúde Materno-Infantil — Maria do Carmo Leal (Fiocruz)

11h15

Perguntas e Comentários

11h30

Doenças Infecciosas — Maurício Lima Barreto (UFB)

12h

Perguntas e Comentários

14h

Doenças Crônicas — Maria Inês Schmidt (UFRGS)

14h30

Perguntas e Comentários

14h45

Causas Externas — Michael Eduardo Reichenheim (UERJ)

15h15

Perguntas e Comentários

15h30

Conclusões e Desafios — Carlos Augusto Monteiro (FSP-USP)

16h

Perguntas, Comentários e Encerramento

Local: Anfiteatro João Yunes da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, Av. Dr. Arnaldo, 715, São Paulo.
Transmissão: ao vivo pela internet em www.iptv.usp.br.
Informações: com Inês Iwashita (ineshita@usp.br), telefone (11) 3091-1685.

 

CIÊNCIA AVANÇADA

Eleonora Cavalcante Albano faz conferência
sobre o surgimento da sílaba nas línguas orais

 

A terceira conferência do ciclo "Ciência Avançada", comemorativo dos 25 anos do IEA, será com a linguista Eleonora Cavalcante Albano, do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) da Unicamp, que falará sobre "A Emergência da Sílaba nas Línguas Orais: Ontogênese ou Filogênese?" no dia 30 de junho, às 17h30, no Auditório Alberto Carvalho da Silva, na sede do IEA.


A linguista Eleonora
Cavalcante Albano, da Unicamp

Tomando como pano de fundo o pensamento contemporâneo sobre a evolução da linguagem, Eleonora partirá da estrutura da sílaba nas línguas naturais orais para confrontar duas visões correntes do seu desenvolvimento: a teoria arcabouço-conteúdo, de P. MacNeilage e B. Davis, e a fonologia articulatória ou gestual, de C. Browman e L. Goldstein. "Explicitados os vínculos dessas teorias com as formas evolutivas do oralismo e do gestualismo, examinarei dados sobre bebês aprendizes do português e do coreano com vistas à avaliar empiricamente as questões de base das teorias."

Doutora em linguistica pela Universidade Brown, EUA, Eleonora é professora titular da área de fonética e fonologia do Departamento de Linguistica do IEL-Unicamp, onde fundou, em 1991, e coordenou, até 2008, o Laboratório de Fonética e Psicolinguística (Lafape). Tem experiência nas fronteiras entre a linguística e a psicologia, com ênfase em fonética e fonologia (teoria e análise lingüística) e psicolinguística. Atua principalmente nas subáreas fonologia experimental (ou de laboratório), aquisição da linguagem e estatística linguistica. Suas contribuições científicas dos últimos 20 anos integram-se aos esforços internacionais em busca de um modelo coerente com a teoria dos sistemas dinâmicos que supere a cisão tradicional entre a fonética e a fonologia. É esse também o foco do seu grupo de pesquisa, o Dinâmica Fônica (Dinafon).

Local: Auditório Alberto Carvalho da Silva, sede do IEA, Rua Praça do Relógio, 109, Bloco K, 5º andar, Cidade Universitária, São Paulo
Transmissão: ao vivo pela internet em www.iea.usp.br/aovivo.
Informações: Sandra Sedini (sedini@usp.br), tel. (11) 3091-1678

 

CIDADANIA
Grupo discute em seminário a importância
da educação no combate à pobreza

 

Assista aos vídeos Parte 1 e Parte 2

"Desafios para a Erradicação da Pobreza: o Papel da Educação" é o tema do seminário que o Grupo de Pesquisa Nutrição e Pobreza promove no dia 27 de junho, segunda-feira, a partir das 9h, no auditório do Centro de Computação Eletrônica (CCE) da USP (leia o programa abaixo).

O evento terá duas mesas, com a participação de integrantes do grupo, educadores, pesquisadores da PUC-SP e representantes do Ministério da Saúde, do Ministério do Desenvolvimento Social e das ONGs Ação Educativa e Centro de Recuperação e Educacional Nutricional (Cren).

Trata-se do segundo encontro do ciclo de debates organizado pelo grupo para contribuir com a reflexão sobre os desafios da pobreza e para subsidiar a gestão de políticas públicas sobre a questão. O primeiro seminário, em maio de 2010, teve por tema "O Direito à Alimentação: o Papel das Universidades". Desta vez a discussão será direcionada para os processos educativos que contribuem para a erradicação da pobreza.

PROGRAMA

Mesa 1 — Nutrição e Pobreza: o Papel das Universidades
Coordenadora: Semiramis Martins Álvarez Domene (Unifesp)

9h Expositores César Ades (diretor do IEA), Ana Lydia Sawaya (IEA e Unifesp) e Mariangela Belfiore Wanderley (PUC-SP)
10h Estratégias de Erradicação da Pobreza no Brasil
Expositora: Ana Fonseca (Ministério do Desenvolvimento Social)
10h30 O Papel da Formação dos Profissionais de Saúde no Enfrentamento da Erradicação da Pobreza
Expositora: Ana Estela Haddad (Ministério da Saúde)
11h O Que é Educar para Superar a Pobreza?
Expositor: Mário Sergio Cortella (PUC-SP)
11h30 Debates
12h Intervalo

Mesa 2 — Experiências Educativas que Apontam Caminhos
Coordenadora: Anna Peliano (Ipea)

14h Intervenções Educativas no Combate à Pobreza: uma Questão Urgente
Expositora: Gisela Solymos (Cren)
14h20 Projeto Amorim Lima: um Caminha Sendo Percorrido
Expositora: Ana Elisa Siqueira (Emef Desembargador Amorim Lima)
14h50 Educação e Desigualdades: a Agenda dos Movimentos Sociais
Expositor: Sérgio Haddad (ex-coordenador da Ação Educativa)
15h20 Exibição do documentário "Vocacional: uma Experiência Humana", de Toni Ventui
16h40

Vocacional e os Desdobramentos para a Atualidade
Debates, Esclarecimento e Dúvidas sobre o Tema do Documentário
Expositoras: Olga Thereza Bechara (ex-supervisora de orientação pedagógica do Serviço do Ensino Vocacional, SEV) e Esméria Rovai (ex-professora do SEV)

17h50 Políticas Sociais como Instrumento de Educação
Expositor: Luiz Eduardo W. Wanderley (PUC-SP)
18h20 Encerramento

Local: Auditório Oswaldo Fadigas Fontes Torres, Centro de Computação Eletrônica, Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa 3, 71, Cidade Universitária, São Paulo.
Informações: com Sandra Sedini (sedini@usp.br), telefone (11) 3091-1678.

 

 

POLÍTICA

Livro sobre o papel do Congresso no presidencialismo
de coalização terá lançamento online no dia 1º de julho

O Núcleo de Pesquisa de Políticas Públicas (NUPPs) da USP, a Fundação Konrad Adenauer e o IEA realizam no dia 1º de julho o lançamento virtual do livro O Papel do Congresso Nacional no Presidencialismo de Coalizão. Organizado por José Álvaro Moisés, coordenador do NUPPs, o livro apresenta os resultados de uma pesquisa efetuada entre agosto de 2009 e março de 2010 por pesquisadores do núcleo, com apoio da Fundação Konrad Adenauer e do IEA. (Veja também os vídeos do seminário sobre a pesquisa ocorrido em agosto de 2010.)

A pesquisa examinou o desempenho do parlamento brasileiro durante três legislaturas, no período de 1995 e 2006, e discutiu as relações entre o Legislativo e o Executivo tanto do ângulo das exigências de governabilidade quanto das funções de representação e de fiscalização e controle do Executivo que cabem ao Congresso Nacional. O lançamento virtual será no dia 1º de julho e consistirá na divulgação de comentários e avaliações críticas de especialistas e jornalistas de diferentes perspectivas e orientações políticas, entre os quais Bolivar Lamounier, Rachel Meneguello, Marcus Melo, Lucio Renno, Eduardo Graeff, José Neumanne Neto e Reinaldo Azevedo.

Os interessados poderão participar do lançamento acessando desde já a versão digital do livro e enviando (a partir de 1º de julho) para o blog do site do NUPPs (http://nupps.usp.br) comentários sobre a obra e sobre as opiniões doas analistas convidados.

 

AGENDA

Eventos públicos

 

JUNHO

• Dia 27, 9h
DESAFIOS PARA A ERRADICAÇÃO DA POBREZA: A QUESTÃO DA EDUCAÇÃO
Vários expositores
Coordenadoras: Ana Lydia Sawaya (IEA e Unifesp), Semiramis Martins Álvarez Domene (Unifesp) e Ana Peliano (Ipea)
Local: Auditório Oswaldo Fadigas Fontes Torres, Centro de Computação Eletrônica, Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa 3, 71, Cidade Universitária, São Paulo
Transmissão: ao vivo em www.iptv.usp.br
Informações: Sandra Sedini (sedini@usp.br), tel. (11) 3091-1678

• Dia 27, 11h
DESAFIOS PRÁTICOS (E ALGUMAS SOLUÇÕES) PARA A ESTRUTURAÇÃO
DE PROCESSOS DE INOVAÇÃO EM GRANDES EMPRESAS BRASILEIRAS

Expositor: José Cláudio Terra (TerraFórum Consultores)
Local: Auditório do Departamento de Engenharia de Produção,
Av. Prof. Almeida Prado, Travessa 2, 128, Sala D2-015, Cidade Universitária, São Paulo
Transmissão: ao vivo em www.iptv.usp.br
Informações: www.observatoriousp.pro.br, inovacao@usp.br

• Dia 29, 9h30
A SAÚDE DOS BRASILEIROS
Vários expositores
Coordenadora: Helena Ribeiro (diretora da FSP)
Local: Anfiteatro João Yunes da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, Av. Dr. Arnaldo, 715, São Paulo
Transmissão: ao vivo pela internet em www.iptv.usp.br.
Informações: Inês Iwashita (ineshita@usp.br), tel. (11) 3091-1685

• Dia 30, 17h30
A EMERGÊNCIA DA SÍLABA NAS LINGUAS ORAIS: ONTOGÊNESE OU FILOGÊNESE?
Conferencista: Eleonora Cavalcante Albano (IEL-Unicamp)
Coordenador: César Ades (diretor do IEA)
Local: Auditório Alberto Carvalho da Silva, sede do IEA, Rua Praça do Relógio, 109, Bloco K, 5º andar, Cidade Universitária, São Paulo, SP
Transmissão: ao vivo em www.iea.usp.br/aovivo
Informações: Sandra Sedini (sedini@usp.br), tel. (11) 3091-1678

JULHO

• Dia 1º, 14h
VULNERABILIDADE À INUNDAÇÃO NA ÁREA DE VÁRZEA DO TIETÊ
Expositora: Cleide Rodrigues (FFLCH) 
Local: Auditório Vermelho da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da USP, Av. Arlindo Béttio, 1.000, Ermelilno Matarazzo, São Paulo
Transmissão: ao vivo em www.iptv.usp.br
Inscrições: www.iea.usp.br/inscricao/form1.html
Informações: com Alessandro Soares da Silva (comunicacao.manejo@gmail.com), telefones (11) 3091- 8877 e 8460-3140

AGOSTO

• Dias 5 e 26, 14h
POLÍTICAS PÚBLICAS, TERRITORIALIDADES E PARTICIPAÇÃO SOCIAL:
DIÁLOGOS SOBRE A VÁRZEA DO RIO TIETÊ — 6º e 7º SEMINÁRIOS

Expositores: Andrea Cavicchioli e Waldir Mantovani (ambos da EACH)
Local: Auditório Vermelho da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da USP, Av. Arlindo Béttio, 1.000, Ermelilno Matarazzo, São Paulo
Transmissão: ao vivo em www.iptv.usp.br
Inscrições: www.iea.usp.br/inscricao/form1.html
Informações: com Alessandro Soares da Silva (comunicacao.manejo@gmail.com), telefones (11) 3091- 8877 e 8460-3140

SETEMBRO

• Dias 2 e 16, 14h
POLÍTICAS PÚBLICAS, TERRITORIALIDADES E PARTICIPAÇÃO SOCIAL:
DIÁLOGOS SOBRE A VÁRZEA DO RIO TIETÊ — 8º e 9º SEMINÁRIOS

Expositoras: Michelle Reboita e Diamantino Alves Corrêa Pereira
Local: Auditório Vermelho da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da USP, Av. Arlindo Béttio, 1.000, Ermelilno Matarazzo, São Paulo
Transmissão: ao vivo em www.iptv.usp.br
Inscrições: www.iea.usp.br/inscricao/form1.html
Informações: com Alessandro Soares da Silva (comunicacao.manejo@gmail.com), telefones (11) 3091- 8877 e 8460-3140

 

NOTA

 

ABL confere Prêmio Machado de Assis a Carlos Guilherme Mota

O historiador Carlos Guilherme Mota, primeiro diretor do IEA, é o vencedor do Prêmio Machado de Assis 2011, concedido pela Academia Brasileira de Letras. Mota foi premiado pelo conjunto de sua obra e receberá R$ 100 mil em cerimônia na segunda quinzena de julho. O historiador é professor emérito da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP e professor titular de história da cultura na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Foi professor visitante das Universidades do Texas e Stanford, nos EUA, de Salamanca, na Espanha, e de Londres, no Reino Unido, além de diretor de estudos da Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais, na França. Entre suas obras figuram: "História e Contra-História — Perfis e Contrapontos" (2010), "História do Brasil — Uma Interpretação" (2008), com Adriana Lopez; "Ideologia da Cultura Brasileira" (1977 e 2008); "A Idéia de Revolução no Brasil e outras Idéias" (2008); "1789-1798: a Revolução Francesa" (2007); "História da 'Folha de S.Paulo'" (1981), com Maria Helena Capelato; "Nordeste, 1817: Estrutura e Argumentos" (1972).

 

EXPEDIENTE

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
Reitor: João Grandino Rodas
Vice-Reitor: Hélio Nogueira da Cruz
www.usp.br

INSTITUTO DE ESTUDOS AVANÇADOS

Diretor: César Ades
Vice-Diretor: Luiz Roberto Giorgetti de Britto
Coordenador do Polo de Ribeirão Preto: Oswaldo Baffa Filho
Vice-Coordenador do Polo de Ribeirão Preto: André Lucirton Costa
Coordenador do Polo de São Carlos: Roberto Mendonça Faria
iea@usp.br

Conselho Deliberativo: César Ades, Euclides Ayres de Castilho, João Palermo Neto, José Renato Nalini, Luiz Roberto Giorgetti de Britto, Oswaldo Baffa Filho, Renato Janine Ribeiro, Roberto Mendonça Faria e Silvio R. A. Salinas

Divisão de Comunicação: Mauro Bellesa (editor, MTb-SP 12.739)
Rua Praça do Relógio, 109, bloco K, 5º andar, Cidade Universitária, 05508-050, São Paulo, SP
Telefones: (11) 3091-1692 / 3091-1664 —
www.iea.usp.br/publicacoes/imprensa/boletim-ieaboletim-iea@usp.br

Fotos (a partir do alto): Sérgio Vale/Agência de Notícias do Acre; arquivo de Eleonora Cavalcante Albano