Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Boletim IEA / Boletim IEA — 80

Boletim IEA — 80

por Marilda Gifalli - publicado 16/06/2006 00:00 - última modificação 13/11/2015 14:17

2ª quinzena de junho de 2006
TODAS AS EDIÇÕES
Para receber por e-mail, envie mensagem para
boletim-iea@usp.br
conferência
Delfim Netto analisa os desafios
para o desenvolvimento econômico

workshop
Mudanças climáticas: os interesses
de Brasil, África do Sul, Índia e China

agenda
Eventos públicos

Notas
Homenagem a Alfredo Bosi
Livro sobre Michel Paty

Lembrete
• A conferência de Iván Izquierdo sobre "A Arte de Esquecer" foi transferida para o Instituto de Química da USP

conferência
Delfim Netto analisa os desafios
para o desenvolvimento econômico

delfimnetto.jpg
Delfim Netto Foto: Sebrae

No dia 22 de junho, às 10h, na Sala da Congregação da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP, Delfim Netto faz conferência sobre os "Desafios para o Desenvolvimento Econômico Brasileiro". Os debatedores serão João Sayad (da FEA/USP), Luis Carlos Bresser-Pereira (Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas) e Sérgio Werlang (Banco Itaú).

O evento é uma iniciativa do Grupo de Estudos sobre Fundamentos da Análise Econômica, que já organizou conferências de Eduardo Giannetti (Faculdade Ibmec São Paulo) e Drausio Giacomelli (vice-presidente para a América Latina do J. P. Morgan Chase, EUA). Giannetti falou sobre "A Natureza dos Juros" (vídeo) e Giacomelli tratou dos "Mercados Financeiros na Prática: Limites Institucionais e Comportamentais" (vídeo).

Professor emérito da FEA/USP, onde desenvolveu toda sua carreira acadêmica até tornar-se professor titular de análise macroeconômica, em 1983, Delfim Netto cumpre seu quinto mandato consecutivo como deputado federal por São Paulo (atualmente está filiado ao PMDB). Foi ministro da Fazenda de 1967 a 1974, ministro da Agricultura em 1979, ministro do planejamento de 1979 a 1985, secretário da Fazenda do Estado de São Paulo em 1966 e embaixador do Brasil na França de 1975 a 1978. É autor de inúmeros trabalhos sobre economia e colaborador regular de jornais.

Conferência de Delfim Netto sobre
"Desafios para o Desenvolvimento Econômico Brasileiro"
Data:
22 de junho, às 10h.
Local:
Sala da Congregação da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP, Av. Prof. Luciano Gualberto, 908, Cidade Universitária, São Paulo.
Internet: transmissão ao vivo em www.iea.usp.br/aovivo.
Informações: com Inês Iwashita (ineshita@usp.br).

workshop
Mudanças climáticas: os interesses
de Brasil, África do Sul, Índia e China

farhanayamin1.jpg
Farhana Yamin, diretora do projeto: 'Objetivo é fortalecer a capacitação institucional sobre mudanças climáticas'

Farhana Yamin



De 7 a 9 de agosto, o IEA organiza o workshop brasileiro da primeira fase do projeto Basic. A principal meta do projeto é fortalecer a capacitação institucional de Brasil, África do Sul, China e Índia para a produção de análises que determinem que ações sobre mudança de clima são mais adequadas as particularidades, interesses e prioridades de cada um dos países. Os dois primeiros dias do encontro serão restritos a especialistas convidados. O terceiro dia será aberto ao público.

Os quatro países foram escolhidos pelos idealizadores do Basic em razão de sua importância em termos ambientais, econômicos, sociais e políticos.

Iniciado em janeiro de 2005 e com duração inicial prevista de dois anos, o Basic já realizou os workshops da África do Sul, Índia e China. O principal financiador da iniciativa é Environment Directorate General da Comissão Européia. As equipes do quatro países são apoiadas no trabalho pelo Institute for Development Studies (IDS) da Universidade de Sussex, World Resources Institute, Ecofys e outras organizações internacionais especializadas em mudanças climáticas.

No Brasil, a instituiçao associada é o IEA, que tem três de seus integrantes participando do projeto: Luiz Gylvan Meira Filho, pesquisador visitante do Instituto; José Goldemberg, Secretário do Meio Ambiente do Estado de São Paulo e professor honorário do IEA; e Jacques Marcovitch, professor da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP e colaborador do Instituto.

De acordo com Farhana Yamin, pesquisadora do IDS e diretora do Basic, "espera-se que o projeto leve ao estabelecimento de um esforço cooperativo de longo prazo entre os quatro países em apoio às suas necessidade de capacitação sobre o assunto".

A pauta do workshop brasileiro inclui: produção de um documento explicativo sobre as principais propostas para o pós-2012 (data estabelecida pelo Protocolo de Kyoto para que sejam atingidas as metas de redução de emissão de CO2) defendidas pelos principais participantes da negociação; apresentações sobre o que está ocorrendo na Índia, China, África do Sul, EUA e União Européia; elaboração de documento que defina idéias concretas para um novo protocolo; propiciar a construção de um fórum para diálogo entre os países integrantes do projeto e entre especialistas brasileiros e do exterior.

Workshop Brasileiro do Projeto Basic
Informações: site www.basic-project.net e e-mail basic-iea@usp.br.

 

agenda
Eventos públicos

 

JUNHO

• Dia 22, 10h — Desafios para o Desenvolvimento Econômico Brasileiro, conferência de Delfim Netto, deputado federal e professor emérito da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP.
Local: Sala da Congregação da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP, Av. Prof. Luciano Gualberto, 908, Cidade Universitária, São Paulo.

• Dia 28, 10h30 — A Arte de Esquecer, conferência de Iván Izquierdo, do Centro de Memória do Instituto de Pesquisas Biomédicas da PUC-RS.
Local: Anfiteatro Cinza, Instituto de Química da USP, Av. Prof. Lineu Prestes, 748, Bloco 6 Sup., Cidade Universitária, São Paulo.

AGOSTO

• Dia 9 — Sessão Pública do Workshop Brasileiro do Projeto Basic, com a participação de, entre outros: Farhana Yamin, pesquisadora do Institute for Development Studies da Universidade de Sussex, Reino Unido, e diretora do projeto; Luiz Gylvan Meira Filho, pesquisador visitante do IEA; José Goldemberg; Secretário do Meio Ambiente do Estado de São Paulo e professor honorário do IEA; e Jacques Marcovitch, professor da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP e colaborador do IEA.
Local: Auditório Alberto Carvalho da Silva, sede do IEA, Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, 374, térreo, Edifício da Antiga Reitoria, Cidade Universitária, São Paulo.

• Dia 22 — Colóquio em Homenagem a Alfredo Bosi, coordenado por João Roberto Gomes de Faria, chefe do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP.
Local: a ser definido.

• Dia 23, 10h — The State of the World, conferência de Christopher Flavin, presidente do Worldwatch Institute, EUA.
Local: Auditório Alberto Carvalho da Silva, sede do IEA, Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, 374, térreo, Edifício da Antiga Reitoria, Cidade Universitária, São Paulo.

TODOS OS EVENTOS TERÃO TRANSMISSÃO PELA INTERNET.

 

Notas

 

Homenagem a Alfredo Bosi

O professor, ensaísta e crítico Alfredo Bosi completará 70 anos em agosto. Para homenageá-lo por sua carreira acadêmica e em agradecimento por suas contribuições ao Instituto, onde foi diretor, vice-diretor e conselheiro e é editor da revista "Estudos Avançados" desde 1989, o IEA realizará um colóquio no dia 22 de agosto. O evento terá a coordenação de João Roberto Gomes de Faria, chefe do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, onde Bosi é titular de literatura brasileira. Haverá duas sessões: de manhã o tema será "Literatura e Resistência", com leitura de textos e comentários de especialistas na obra de Bosi; à tarde o tema será "História das Ideologias no Brasil", com a participação de três expositores. O local e a programação completa do colóquio serão divulgados oportunamente neste boletim e no site do Instituto.

Livro sobre Michel Paty

O livro "Filosofia, Ciência e História — Michel Paty e o Brasil", organizado por Maurício Pietrocola e Olival Freire Jr., foi lançado em maio. O volume traz as apresentações feitas no colóquio organizado pelo IEA, Faculdade de Educação, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas e Instituto de Física em novembro de 2003 em homenagem aos 40 anos de colaboração do pesquisador francês com o Brasil. Para informações sobre o livro e como adquiri-lo, visite o site www.fflch.usp.br/humanitas ou entre em contato com os distribuidores pelo e-mail discurso@usp.br ou telefones (11) 3091-3728 e 3091-3796.

 

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
Reitora: Suely Vilela
Vice-Reitor: Franco Maria Lajolo
www.usp.br

INSTITUTO DE ESTUDOS AVANÇADOS
Diretor: João Steiner
Vice-Diretor: Alfredo Bosi
Conselho Deliberativo: Alfredo Bosi, Ana Lydia Sawaya, César Ades, Hernan Chaimovich, Iberê Caldas, João Steiner, Luís Nassif e Yvonne Mascarenhas
iea@usp.br

Fotos: Arquivos pessoais de Pier Luigi Luisi e Iván Izquierdo.

Divisão de Comunicação: Mauro Bellesa (editor, MTb-SP 12.739)
Rua Praça do Relógio, 109, bloco K, 5º andar, Cidade Universitária, 05508-050, São Paulo, SP
Telefones: (11) 3091-1692 / 3091-1664 — www.iea.usp.br/noticias/boletim-iea — boletim-iea@usp.br