Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Boletim IEA / Boletim IEA

Boletim IEA

por Sandra Codo - publicado 22/07/2014 14:15 - última modificação 10/09/2014 11:27

Edição 201 — 21 de junho de 2014

Academia Intercontinental anuncia novo prazo de inscrição

TODAS AS EDIÇÕES
Para receber por e-mail
envie mensagem para
boletim-iea@usp.br

O prazo para inscrições de jovens pesquisadores no processo seletivo da Academia Intercontinental foi prorrogado para 17 de agosto. Trata-se de um projeto da Ubias (University-Based Institute for Advanced Study), rede que reúne 34 IEAs de universidades de países de todos os continentes. O tempo foi escolhido como tema de reflexão por ser usualmente conceitualizado de maneira distinta em cada área do saber, seja ela das humanidades ou das ciências naturais. O projeto é coordenado pelo IEA-USP e pelo Institute for Advanced Research da Universidade de Nagoya, Japão.

Especialistas discutem o legado político de Octavio Paz

O centenário de nascimento do poeta e ensaísta mexicano Octavio Paz, Prêmio Nobel de Literatura de 1990, será celebrado com a conferência Octavio Paz y la Política do historiador Francisco Javier Garciadiego Dantán, presidente do Colégio de México, no dia 31 de julho, às 11h30, na FEA-USP. Organizado pelo IEA-USP em parceria com o Colegio de México, o evento terá como debatedores os professores Celso Lafer, presidente da Fapesp, e Carlos Guilherme Mota, diretor da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin. O moderador será Jorge Schwartz, diretor do Museu Lasar Segall.

Dossiê Desafios Institucionais da USP em 2014

Com o intuito de colaborar com o debate sobre a situação orçamentária das universidades públicas paulistas, o IEA-USP criou uma página em seu site onde estão relacionados links para artigos, editoriais e reportagens sobre a questão publicados em vários veículos de comunicação, para os sites das entidades representativas da comunidade uspiana e também indicações de livros e artigos sobre ensino superior e a autonomia universitária.

 


INSTITUTO DE ESTUDOS AVANÇADOS DA USP
Diretor: Martin Grossmann — Vice-Diretor: Carlos Roberto Ferreira Brandão — Conselho Deliberativo: Carlos Roberto Ferreira Brandão, Ellen Gracie Northfleet, Guilherme Ary Plonski, Hamilton Brandão Varela de Albuquerque, João Palermo Neto, Martin Grossmann, Regina Pekelmann Markus, Rudinei Toneto Jr., Sedi Hirano e Tomás Costa de Azevedo Marqueswww.iea.usp.briea@usp.br — (11) 3091-3922
BOLETIM IEA — Divisão de Comunicação — Chefe: Rafael Borsanelli — Redatores: Mauro Bellesa e Leila Costa — ieacomunica@usp.br — (11) 3091-3922Para receber, envie mensagem para boletim-iea@usp.br — Para cancelar o envio, escreva "Retirar" no "Assunto" da resposta