Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Boletim IEA / Boletim IEA

Boletim IEA

por Sandra Codo - publicado 10/09/2014 13:10 - última modificação 18/09/2014 10:10

Edição 202 — 8 de agosto de 2014

Inteligência artificial e novas formas de amor

TODAS AS EDIÇÕES
Para receber por e-mail
envie mensagem para
boletim-iea@usp.br

No dia 11 de agosto, às 15 horas, acontece o seminário O Amor em Tempos Tecnológicos: “Ela” na Solidão. A partir do longa-metragem “Ela”, os participantes discutirão o amor na era do “pós-humano” e as relações entre o homem contemporâneo e a tecnologia no contexto da cultura digital. O evento inaugura o ciclo A Vida Hoje: Amor, Arte, Política.

Prorrogado para 31 de agosto o prazo para  inscrição na Academia Intercontinental

O prazo para participar da Academia Intercontinental foi prorrogado para 31 de agosto. O projeto é uma iniciativa da rede University-Based Institute for Advanced Study (Ubias), IEA-USP e Instituto de Pesquisa Aplicada (IAR, na sigla em inglês) da Universidade de Nagoya, Japão. O projeto terá como tema central o tempo e será constituído de dois workshops, um em março de 2015 e outro em janeiro/fevereiro de 2016, em São Paulo e Nagoya, respectivamente, além de atividades à distância entre os dois encontros.

Pensando o Brasil depois do fracasso na Copa do Mundo

O futebol brasileiro não é metáfora válida para representar a realidade do país, segundo a maioria dos participantes do Debate em Dois Tempos: A Fantasmagoria da Derrota, o Futebol como Metáfora, realizado pelo IEA-USP no dia 25 de julho. Eles concordaram que o futebol é mais uma metonímia, uma parte que representa o todo daquilo que há de errado no país. O debate reuniu pesquisadores do IEA-USP, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, da UFPR, do Insper, da Princeton University (EUA), do Museu do Futebol, da Universidade de Oldenburg (Alemanha) e um cineasta.

Antropólogo cria campanha de apoio ao funeral de mestre dos cantos bororo

José Carlos Kuguri, último mestre dos cantos dos índios bororo da aldeia de Meruri, morreu no dia 20 de junho e está tendo um funeral próprio da etnia, que deve durar até outubro. O funeral bororo é considerado um dos mais complexos do mundo e é o ritual mais importante daquele povo. O antropólogo Massimo Canevacci, professor visitante do IEA-USP, criou uma campanha de arrecadação de fundos para apoio da fase final do funeral, quando outros mestres dos cantos e representantes de várias aldeias bororo estarão presentes e escolherão o sucessor de Kuguri.

____________________________________________________________________________________________________________

INSTITUTO DE ESTUDOS AVANÇADOS DA USP
Diretor: Martin Grossmann — Vice-Diretor: Carlos Roberto Ferreira Brandão — Conselho Deliberativo: Carlos Roberto Ferreira Brandão, Ellen Gracie Northfleet, Guilherme Ary Plonski, Hamilton Brandão Varela de Albuquerque, João Palermo Neto, Martin Grossmann, Regina Pekelmann Markus, Rudinei Toneto Jr., Sedi Hirano e Tomás Costa de Azevedo Marqueswww.iea.usp.briea@usp.br — (11) 3091-3922.
BOLETIM IEA — Divisão de Comunicação — Chefe: Rafael Borsanelli — Redatores: Mauro Bellesa e Flávia Dourado Maia — ieacomunica@usp.br — (11) 3091-3922Para receber, envie mensagem para boletim-iea@usp.br — Para cancelar o envio, escreva "Retirar" no "Assunto" da resposta.