Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Boletim IEA / Boletim IEA

Boletim IEA

por Sandra Codo - publicado 10/09/2014 13:10 - última modificação 18/09/2014 10:11

Edição 203 — 29 de agosto de 2014

Conferência aborda as mudanças na relação do homem com a natureza

TODAS AS EDIÇÕES
Para receber por e-mail
envie mensagem para
boletim-iea@usp.br

O Ser Humano e a Natureza é o tema da conferência que Ricardo Abramovay, professor da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP, faz no dia 3 de setembro, às 15 horas, na Sala da Congregação do Instituto de Relações Internacionais (IRI) da USP. Será o terceiro encontro do ciclo Em Busca do Sentido Perdido: Diálogos Interdisciplinares sobre Ciência e Transcendência, coordenado por Bernardo Sorj, professor visitante do IEA.

Martí Peran fala sobre como transformar o sentimento de fadiga numa exposição de arte

O crítico de arte, curador e professor Martí Peran, da Universidad de Barcelona, Espanha, faz a conferência Como Converter a Fadiga numa Exposição de Arte? no dia 8 de setembro, às 15 horas, na FEA-USP. Peran considera que “a fadiga pode representar a ocasião para o despertar da consciência, o ponto de inflexão a partir do qual se inicia um processo emancipatório”. O evento é uma realização do Grupo de Pesquisa Fórum Permanente: Sistema Cultural entre o Público e o Privado do IEA.

Marcas do apartheid entre emigrantes sul-africanos

Vítimas de racismo que deixaram a África do Sul durante o apartheid passam por processos psicossociais específicos de construção da identidade. O tema será discutido por Christopher Sonn, professor da University of Victoria, Austrália, na conferência O Arquivo do Apartheid: Racismo, Memória e Pertencimento entre Sul-Africanos na Austrália, que acontece no dia 9 de setembro, às 19 horas, no Instituto de Química. O evento é uma realização do Grupo de Pesquisa Diálogos Interculturais do IEA.

'Estudos Avançados' 81 analisa trabalho, emprego e renda no Brasil

Dossiê com 16 artigos da edição 81 da revista Estudos Avançados apresenta dados e análises sobre temas como as transformações do trabalho; a expansão das classes médias; a formação profissional; a persistência do trabalho similar ao escravo; o paradoxo entre o baixo crescimento da economia e a maior oferta de emprego; a transnacionalização do trabalho; e a visão sindical sobre a legislação, o salário mínimo e a redução do desemprego.

Octavio Paz e a independência intelectual em defesa da liberdade e da democracia

A trajetória do pensamento político do poeta e ensaísta mexicano Octavio Paz (1914-1998) foi apresentada por Francisco Javier Garciadiego Dantán, presidente do Colegio de México, em conferência no dia 31 de julho, comemorativa do centenário de nascimento do escritor. Celso Lafer, presidente da Fapesp, e o historiador Carlos Guilherme Mota, diretor da Biblioteca Brasiliana, foram os comentadores do evento, que teve coordenação de Jorge Schwartz, diretor do Museu Lasar Segall.

Ecos da escravidão na ética do trabalho

O sociólogo Adalberto Cardoso, professor da Uerj, fez conferência no dia 4 de agosto sobre as transformações da ética do trabalho no Brasil. Para ele, o regime escravista foi o principal elemento de composição do ethos das relações trabalhistas no país. O evento foi o terceiro encontro do cicloTardes Cariocas: A USP Ouve o Rio de Janeiro, organizado por Renato Janine, professor da FFLCH e coordenador do Grupo de Pesquisa O Futuro nos Interpela do IEA.

IEA escolhe 16 candidatos à seleção final da Academia Intercontinental

O Comitê Científico do IEA escolheu 16 dos 44 inscritos na pré-seleção brasileira para a Academia Intercontinental. Os selecionados têm prazo até 31 de de agosto (domingo) para apresentar a documentação complementar para sua inscrição na fase final de seleção, que ocorrerá em setembro, na sede do Instituto de Estudos Avançados de Freiburg, Alemanha, durante reunião do Comitê Sênior de cientistas que coordena o projeto.

Crowdfunding para funeral Bororo

Termina no dia 15 de setembro a campanha criada pelo antropólogo Massimo Canevacci, professor visitante do IEA-USP, para arrecadação de fundos em apoio ao funeral tradicional do mestre dos cantos bororo José Carlos Kuguri. Conheça a importância do ritual para a cultura Bororo e visite a página da campanha.

__________________________________________________________________________________________________________

INSTITUTO DE ESTUDOS AVANÇADOS DA USP
Diretor: Martin Grossmann — Vice-Diretor: Carlos Roberto Ferreira Brandão — Conselho Deliberativo: Carlos Roberto Ferreira Brandão, Ellen Gracie Northfleet, Guilherme Ary Plonski, Hamilton Brandão Varela de Albuquerque, João Palermo Neto, Martin Grossmann, Regina Pekelmann Markus, Rudinei Toneto Jr., Sedi Hirano e Tomás Costa de Azevedo Marqueswww.iea.usp.briea@usp.br — (11) 3091-3922.
BOLETIM IEA — Divisão de Comunicação — Chefe: Rafael Borsanelli — Redatores: Mauro Bellesa e Flávia Dourado Maia — ieacomunica@usp.br — (11) 3091-3922Para receber, envie mensagem para boletim-iea@usp.br — Para cancelar o envio, escreva "Retirar" no "Assunto" da resposta.