Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Boletim IEA / Boletim IEA — 197

Boletim IEA — 197

por Mauro Bellesa - publicado 04/02/2014 18:10 - última modificação 10/09/2014 13:25

3 de fevereiro de 2014
TODAS AS EDIÇÕES
Para receber por e-mail,
envie mensagem para
boletim-iea@usp.br

USP celebra 80 anos de fundação

A USP comemorou no dia 25 de janeiro o 80º aniversário de sua criação. Atualmente, a Universidade conta com 246 cursos de graduação e 225 programas de pós-graduação (com 319 cursos de mestrado e 308 de doutorado) em todas as áreas do conhecimento, além de mais de 900 cursos de extensão universitária. O ex-reitor José Goldemberg foi nomeado presidente da Comissão Coordenadora das Comemorações dos 80 Anos da USP.

Marco Antonio Zago toma
posse como novo reitor

No dia 25 de janeiro, o professor Marco Antonio Zago tomou posse como o 26º reitor da USP. Na cerimônia, também foi empossado o professor Vahan Agopyan como novo vice-reitor. Os dois foram escolhidos pelo governador Geraldo Alckmin a partir de lista com três chapas escolhida pela Assembleia Universitária. A chapa de Zago e Agopyan, chamada "Todos pela USP", foi a mais pela votada na Assembleia e na consulta à comunidade (professores, estudantes e funcionários).

A política externa brasileira sob
o olhar crítico de Bernardo Sorj

O discurso diplomático brasileiro, "que enfatiza as relações Sul-Sul, apresenta excessos retóricos e o sobreinvestimento na busca de uma vaga no Conselho de Segurança da ONU é questionável e deveria ser mais amplamente discutido". O diagnóstico é do sociólogo Bernardo Sorj, em entrevista ao site do IEA. Sorj desenvolve no IEA o projeto "O Conflito no Oriente Médio: Alcances e Limites da Política Exterior do Brasil".

Os entraves para a efetivação
democrática do direito à saúde

Em dezembro aconteceu o 10º Seminário Internacional de Direito Sanitário: Efetivação Democrática do Direito à Saúde. O seminário foi uma atividade do projeto Direito à Saúde e Democracia Sanitária: Pontes para a Cidadania, que reúne docentes e pesquisadores de diferentes unidades da USP com o objetivo de investigar e analisar formas de efetivação do direito à saúde em países com níveis significativos de crescimento econômico.

Divisão de Comunicação: Mauro Bellesa (editor, MTb-SP 12.739) e Flávia Dourado
Rua Praça do Relógio, 109, bloco K, 5º andar, Cidade Universitária, 05508-050, São Paulo, SP
Telefones: (11) 3091-1692 / 3091-1664 — www.iea.usp.br/publicacoes/imprensa/boletim-ieaboletim-iea@usp.br