Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Boletim IEA / Boletim IEA — 199

Boletim IEA — 199

por Mauro Bellesa - publicado 04/02/2014 18:10 - última modificação 19/05/2014 17:18

4 de abril de 2014
TODAS AS EDIÇÕES
Para receber por e-mail,
envie mensagem para
boletim-iea@usp.br

A ciência e o sentido da vida
numa época de desencanto

O sociólogo Bernardo Sorj, da UFRJ e professor visitante do IEA-USP, será o expositor no seminário A Ciência e o Politeísmo de Valores, no dia 8 de abril, às 9h30. Debaterão com ele Alfredo Bosi, da FFLCH e editor da revista "Estudos Avançados", e Enrique Larreta, da Universidade Cândido Mendes. O seminário inaugura o ciclo Em Busca do Sentido Perdido: Diálogos Interdisciplinares sobre Ciência e Transcendência.

Os desafios da justiça diante das
transformações sociais no Brasil

A jurista Andréa Maciel Pachá faz no dia 28 de abril, às 15h, a conferência A Vida Não é Justa. A exposição será baseada nos conflitos familiares que intermediou como juíza, com foco na expectativa do "justo" diante do afeto e do desamparo, nos limites da atuação do Estado e nas formas alternativas de composição dos litígios. O evento inaugura o ciclo de conferências Tardes Cariocas: A USP Ouve o Rio de Janeiro.

O diálogo entre ciência e saber tradicional
para a conservação da biodiversidade

Nos dias 9 e 10 de abril, realiza-se o debate Narrativas Visuais, Populares e Científicas: Povos Tradicionais e o Desafio da Conservação da Biodiversidade. O encontro enfatizará a necessidade de um diálogo cooperativo entre o conhecimento científico e os saberes tradicionais, tendo em vista uma concepção de conservação da biodiversidade sensível aos valores de justiça social, participação popular e sustentabilidade.

As conexões entre obra de arte,
apreciação estética e 'ser movido'

Em conferência no dia 20 de março, Winfried Menninghaus tratou dos resultados de uma série de estudos que vem conduzindo no Instituto Max Planck de Estética Empírica, do qual é diretor-fundador. O objetivo é investigar o que significa "ser movido" por algo no contexto da apreciação estética, a partir da análise das bases psicológicas, neurais e socioculturais das percepções, avaliações e preferências estéticas.

Como o IEA-USP enfrentou um ano reativo

O documento apresenta as atividades realizadas ao longo de 2013 pelos grupos de pesquisa e professores visitantes da sede (São Paulo) e dos Polos de Ribeirão Preto e São Carlos, além das realizações coordenadas pela Direção e do trabalho editorial da revista "Estudos Avançados". Foram destaques a internacionalização, a crítica institucional e a reflexão sobre acontecimentos marcantes, nacionais e internacionais.

Divisão de Comunicação: Mauro Bellesa (editor, MTb-SP 12.739) e Flávia Dourado
Rua Praça do Relógio, 109, bloco K, 5º andar, Cidade Universitária, 05508-050, São Paulo, SP
Telefones: (11) 3091-1692 / 3091-1664 — www.iea.usp.br/publicacoes/imprensa/boletim-ieaboletim-iea@usp.br