Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Boletim IEA / Boletim IEA — 200

Boletim IEA — 200

por Mauro Bellesa - publicado 04/02/2014 18:10 - última modificação 26/10/2015 09:20

9 de maio de 2014
TODAS AS EDIÇÕES
Para receber por e-mail,
envie mensagem para
boletim-iea@usp.br

Luiz Eduardo Soares defende desmilitarização
das polícias e
uma agenda democrática na segurança

Para o cientista político, a sociedade e o Estado se transformaram significativamente desde a promulgação da Constituição em 1988, mas a transição democrática não se estendeu à segurança pública. Professor da Uerj e ex-secretário Nacional de Segurança Pública, Soares faz conferência no dia 13 de maio, às 15 horas, sobre um necessidade de uma nova arquitetura institucional para a área. O encontro será o segundo do ciclo Tardes Cariocas: A USP Ouve o Rio de Janeiro.

Richard Williams fala sobre a aceleração
de pesquisas em inovação social

Professor e um dos pro-vice-chancellors da University of Birmingham, no Reino Unido, Williams apresentará em conferência no dia 12 de maio, às 15h30, duas pesquisas de ponta em inovação social: um método de limpeza doméstica ou industrial sem o uso de água e com economia de energia; uma técnica para armazenagem de energia em ar líquido, para a propulsão de veículos e refrigeração. Trata-se de mais uma atividade do IEA-USP com o Institute of Advanced Studies de Birmingham. Os dois institutos integram a rede University-Based Institutes for Advanced Study (Ubias).

As várias faces da nova era de
geração hidrelétrica na Amazônia

Que conflitos e desafios socioambientais se apresentam diante da intensificação do aproveitamento hidrelétrico na Amazônia? Que experiências de desenvolvimento local, proteção ambiental e análise de eventos climáticos extremos podem ser relevantes no planejamento hidrelétrico da região? Essas duas questões serão debatidas no seminário Amazônia: A Antiga e a Nova Fronteira Hidrelétrica do Brasil, no dia 14 de maio, às 14 horas.

INSTITUTO DE ESTUDOS AVANÇADOS DA USPDiretor: Martin Grossmann — Vice-Diretor: Carlos Roberto Ferreira Brandão — Conselho Deliberativo: Carlos Roberto Ferreira Brandão, Ellen Gracie Northfleet, Guilherme Ary Plonski, João Palermo Neto, Martin Grossmann, Renato Janine Ribeiro, Roberto Mendonça Faria, Rudinei Toneto Jr., Sedi Hirano e Tomás Costa de Azevedo Marques — www.iea.usp.briea@usp.br — (11) 3091-3922 — BOLETIM IEARedatores: Mauro Bellesa (MTb-SP 12.739) e Flávia Dourado — www.iea.usp.br/noticias/boletim-iea — Para receber: envie mensagem para boletim-iea@usp.br — Para cancelar: escreva "Retirar" no "Assunto" da resposta