Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Boletim IEA / Boletim IEA - 213

Boletim IEA - 213

por Sandra Codo - publicado 22/01/2015 13:35 - última modificação 12/06/2015 17:48

Edição 213 — 10 de abril de 2015

TODAS AS EDIÇÕES

Para receber por e-mail
envie mensagem para
boletim-iea@usp.br

INTERCONTINENTAL ACADEMIA

Ministro da Educação participará da Intercontinental Academia

O ministro da Educação Renato Janine será um dos conferencistas do primeiro encontro de imersão da Intercontinental Academia (ICA), que terá início no dia 17 de abril. Janine, que integra o comitê ciêntifico do IEA para a ICA, falará sobre o futuro da universidade. Ele também manterá encontro com os 15 jovens pesquisadores participantes do projeto.

Marina Silva fará exposição na abertura de curso sobre a Amazônia no dia 14

A 1ª aula do curso Diálogos sobre a Amazônia na Contemporaneidade: Ateliê de Ideias e Propostas, no dia 14 de abril, às 14h, terá exposição da ambientalista Marina Silva, da Rede Solidariedade e do PSB. A participação no curso é restrita aos inscritos, mas será possível assistir à aula ao vivo via transmissão pela web.

Pesquisa inédita compara trajetória dos engenheiros nos anos 90 e 2000

Os resultados de uma pesquisa inédita sobre a trajetória de um grupo de 9.041 engenheiros ingressantes no mercado de trabalho formal de 2003 a 2012 serão apresentados no seminário Trajetória dos Engenheiros no Brasil, que acontece no dia 15 de abril, às 10 horas, na Sala de Eventos do IEA. O estudo, realizado pelo Observatório de Inovação e Competitividade (OIC) do IEA, comparou a carreira desses profissionais nos anos 2000 com o período de 1995 a 2002 e concluiu: na última década voltou a valer a pena ser engenheiro no país.

A ideia de América Latina construída e disseminada pelos historiadores

O primeiro encontro do ciclo Identidades Latino-Americanas terá como tema A America Latina dos Historiadores e será realizado no dia 15 de abril, às 16 horas, na Sala de Eventos do IEA. O expositor será o historiador Antonio Mitre, do Departamento de Ciência Política da UFMG. A coordenação estará a cargo do cientista político Bernardo Sorj, professor visitante do IEA. Segundo Sorj, o objetivo do ciclo não é "afirmar ou negar a validade da existência de uma identidade latino-americana ou do sonho latino-americano da 'pátria grande', mas de compreender como a ideia de América Latina foi, e continua sendo, construída e disseminada, em particular por artistas, intelectuais e cientistas sociais".

____________________________________________________________________________________________________________

INSTITUTO DE ESTUDOS AVANÇADOS DA USP / INSTITUTE OF ADVANCED STUDIES OF USP
Diretor / Director:
Martin Grossmann — Vice-Diretor / Vice-Director: Paulo Saldiva — Conselho Deliberativo / Board: Martin Grossmann, Paulo Saldiva, Eugênio Bucci, Guilherme Ary Plonski, Regina Pekelmann Markus, Renato Luiz Sobral Anelli, Ricardo Ohtake, Rudinei Toneto Jr. e Sedi Hirano.
www.iea.usp.br — iea@usp.br — (+ 55 11) 3091-3922

BOLETIM IEA / IEA NEWSLETTER — Divisão de Comunicação / Communication Division — Chief / Chefe: Fernanda Rezende — Redatores / Editors: Mauro Bellesa e Flávia Dourado Maia — Versão em inglês / English version: Richard Meckien e Carlos Malferrari — ieacomunica@usp.br — (+ 55 11) 3091-3922 — Para receber, envie mensagem para / To subscribe send a message to boletim-iea@usp.br — Para cancelar o envio, escreva "Retirar" no "Assunto" da resposta / To unsubscribe write "Remove" in the "Subject" of your answer.