Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Boletim IEA / Boletim IEA - 214

Boletim IEA - 214

por Sandra Codo - publicado 22/01/2015 13:35 - última modificação 12/06/2015 17:57

Edição 214 — 2 de junho de 2015

TODAS AS EDIÇÕES

Para receber por e-mail
envie mensagem para
boletim-iea@usp.br

INTERCONTINENTAL ACADEMIA

De 17 a 30 de abril, o IEA-USP liderou a primeira etapa da Intercontinental Academia, iniciativa que fomenta a pesquisa em rede e a formação de novas lideranças. Promovida pela rede Ubias, associação internacional que congrega 34 institutos de estudos avançados baseados em universidades de 19 países, o encontro reuniu jovens pesquisadores de diferentes nacionalidades e áreas do conhecimento para desenvolver estudos sobre o tema “tempo”. A programação em São Paulo também incluiu uma discussão sobre novas formas de academia. Em março de 2016, acontecerá a segunda fase do projeto, em Nagoya, Japão, organizada pelo Instituto de Pesquisa Avançada da Universidade de Nagoya.

Confira abaixo a cobertura completa da Intercontinental Academia.

Jovens cientistas apresentam estrutura para MOOC sobre o 'tempo'

A proposta foi detalhada na última sessão do encontro, no dia 29 de abril. De acordo com os participantes, o curso online gratuito será um guia online interativo para aqueles que desejem ampliar seu conhecimento sobre os conceitos de tempo. A produção das aulas será finalizada no segundo período de imersão da Intercontinental Academia, em março de 2016, na Universidade de Nagoya, Japão.

vídeo
perfis dos participantes

Participantes do encontro conhecem São Paulo pela perspectiva da ação da USP na cidade

A multiplicidade científica e cultural de São Paulo

Atividade mostra facetas da desigualdade social e da interculturalidade na cidade de São Paulo

Um laboratório para novos formatos de ensino e construção do conhecimento

Ministro da Educação, reitores e expoentes na pesquisa sobre educação superior discutiram o futuro das universidades durante a Intercontinental Academia.

Ensino superior deve se preocupar em aguçar mentes, diz ministro da Educação

Reitores debatem as mudanças e novas atribuições previstas para as universidades

Goldemberg fala sobre as contribuições da USP à sociedade

Em 16 conferências, ‘tempo’ é abordado sob o prisma de diferentes disciplinas

O tempo no indivíduo

Carolina Escobar
A importância da regularidade dos ritmos biológicos para a saúde

Ruud Buijs
A interação do relógio biológico com os processos fisiológicos

Till Roenneberg
A síndrome do jet lag social

Takao Kondo
Desvendando o relógio biológico de seres unicelulares

Regina Markus
Teoria sobre relação entre hormônio do sono e defesa do organismo

Leopold Nosek
A relação entre a consciência do eu e a percepção do tempo

O tempo coletivo

Laymert Garcia dos Santos
Experiência artística transcultural entre brasileiros, ianomâmis e alemães

Karl-Heinz kohl
Concepção de tempo em diferentes sociedades

Sami Pihlström
Uma reflexão filosófica sobre tempo e eternidade

Massimo Canevacci
A dimensão do espaço-tempo na cultura digital

O tempo na natureza

Matthew Kleban
A flecha do tempo e a evolução do Universo

René Nome
A dinâmica das moléculas em fenômenos de curta duração

Eliezer Rabinovici
As tentativas da física de construir o tempo

Hideyo Kunieda
As relações entre tempo e astronomia na Teoria da Relatividade

Tiago Quental
Os fósseis como instrumento de análise da dinâmica da biodiversidade

Luiz Gylvan Meira Filho
As escalas de tempo do clima e as mudanças climáticas

Vera Lucia Imperatriz-Fonseca
A importância da biodiversidade para o futuro da vida

____________________________________________________________________________________________________________

INSTITUTO DE ESTUDOS AVANÇADOS DA USP / INSTITUTE OF ADVANCED STUDIES OF USP
Diretor / Director:
Martin Grossmann — Vice-Diretor / Vice-Director: Paulo Saldiva — Conselho Deliberativo / Board: Martin Grossmann, Paulo Saldiva, Eugênio Bucci, Guilherme Ary Plonski, Regina Pekelmann Markus, Ricardo Ohtake, Renato Luiz Sobral Anelli e Fernando de Queiroz Cunha.
www.iea.usp.br — iea@usp.br — (+ 55 11) 3091-3922

BOLETIM IEA / IEA NEWSLETTER — Divisão de Comunicação / Communication Division Chief / Chefe: Fernanda Rezende — Redatores / Editors: Mauro Bellesa e Flávia Dourado Maia — Versão em inglês / English version: Richard Meckien e Carlos Malferrari — ieacomunica@usp.br — (+ 55 11) 3091-3922 — Para receber, envie mensagem para / To subscribe send a message to boletim-iea@usp.br — Para cancelar o envio, escreva "Retirar" no "Assunto" da resposta / To unsubscribe write "Remove" in the "Subject" of your answer.