Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Boletim IEA / Boletim IEA - 215

Boletim IEA - 215

por Sandra Codo - publicado 22/01/2015 13:35 - última modificação 21/09/2015 16:11

Edição 215 — 9 de junho de 2015

Francisco Zapata discute modelos de desenvolvimento no México

O sociólogo Francisco Zapata, professor e pesquisador do Centro de Estudios Sociológicos de El Colegio de México, fará duas conferências no IEA sobre as relações entre modelos de desenvolvimento e transformações da sociedade mexicana. No dia 9 de junho, o tema será Tiempos Neoliberales en México e, no dia 11Ciencias Sociales y Desarrollo Nacional en México. Sempre às 14 horas, os encontros são organizados pelo IEA em parceria com El Colegio de México.

Painel discute o papel do Brasil na agenda da conservação da biodiversidade

As contribuições e estratégias do Brasil para o uso sustentável da diversidade biológica serão discutidas no painel A Agenda Internacional da Conservação da Biodiversidade e o Papel do Brasil, que acontece no dia 11 de junho, às 10 horas, em auditório da Superintendência de Tecnologia e Informação (STI) da USP. O evento tratará do programa de trabalho da Plataforma Intergovernamental em Biodiversidade e Serviços de Ecossistemas e dos desafios e oportunidades da agenda da Convenção da Diversidade Biológica, ambas vinculadas à ONU. Para participar, é necessário realizar inscrição prévia.

Seminário internacional reunirá diferentes linhas de pesquisa sobre comportamento animal

Pesquisadores do Canadá, Estados Unidos, Alemanha, Holanda e Brasil estarão no seminário Cérebro, Cognição, Comportamento, Evolução: De Poliglota a Monoglota?, que o IEA realiza dos dias 15 a 17 de junho, sob a coordenação do professor visitante Jerry Hogan. O objetivo do encontro é promover o diálogo entre pesquisadores com diferentes abordagens sobre temas comuns de pesquisa.

A América Latina analisada sob o ponto de vista da ciência política

No dia 18 de junho, às 16 horas, cientistas sociais analisarão a América Latina sob a perspectiva da ciência política. Segundo encontro do cicloIdentidades Latino Americanas, organizado pelo IEA, a conferência A América Latina da Política terá exposição do sociólogo José Maurício Domingues, do Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Os debatedores serão o cientista político Adrian Gurza Lavalle e o sociólogo Simon Schwartzman. A coordenação do encontro e do ciclo é de Bernardo Sorj, professor visitante do IEA.

INTERCONTINENTAL ACADEMIA

Alemanha e Israel coordenam segunda edição da Intercontinental Academia

Dignidade humana é o tema da segunda edição da Intercontinental Academia, que acontecerá em março e agosto de 2016. Organizado pelos institutos de estudos avançados da Universidade Hebraica de Jerusalém, Israel, e da Universidade de Bielefeld, Alemanha, o projeto já abriu as inscrições para a seleção dos 15 pesquisadores participantes.

REVISTA

Revista ‘Estudos Avançados’ discute identidade da arqueologia brasileira

A questão central debatida no dossiê “Aspectos da Arqueologia Brasileira” da edição 83 da revista “Estudos Avançados”, recém-lançada, é se existe uma contribuição original brasileira à disciplina. Quem lança a pergunta é Eduardo Góes Neves, pesquisador do Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE) e organizador do dossiê. Os argumentos de Neves são comentados por Ulpiano Bezerra de Meneses, professor da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH).

INSTITUTO DE ESTUDOS AVANÇADOS DA USP / INSTITUTE OF ADVANCED STUDIES OF USP
Diretor / Director:
Martin Grossmann — Vice-Diretor / Vice-Director: Paulo Saldiva — Conselho Deliberativo / Board: Martin Grossmann, Paulo Saldiva, Eugênio Bucci, Guilherme Ary Plonski, Regina Pekelmann Markus, Ricardo Ohtake, Renato Luiz Sobral Anelli e Fernando de Queiroz Cunha.
www.iea.usp.br — iea@usp.br — (+ 55 11) 3091-3922

BOLETIM IEA / IEA NEWSLETTER — Divisão de Comunicação / Communication Division Chefe / Chief: Fernanda Rezende — Redatores / Editors: Mauro Bellesa e Flávia Dourado Maia — Versão em inglês / English version: Richard Meckien e Carlos Malferrari — ieacomunica@usp.br — (+ 55 11) 3091-3922 — Para receber, envie mensagem para / To subscribe send a message to boletim-iea@usp.br — Para cancelar o envio, escreva "Retirar" no "Assunto" da resposta / To unsubscribe write "Remove" in the "Subject" of your answer.