Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Boletim IEA / Boletim IEA - 220

Boletim IEA - 220

por Fernanda Rezende - publicado 22/01/2015 13:35 - última modificação 01/03/2016 15:04

Edição 220 — 9 de outubro de 2015
PESQUISA

Candidatos a Ano Sabático no IEA devem enviar proposta até 6 de novembro

Termina em 6 de novembro o prazo para submissão dos projetos de pesquisa de candidatos ao Programa Ano Sabático no IEA de 2016. Voltado para professores da USP que queiram desenvolver pesquisa individual no IEA, o programa foi instituído pelo reitor Marco Antônio Zago em junho deste ano. Para disputar uma das seis vagas, os docentes precisarão ter sete anos de efetivo exercício de suas funções em Regime de Dedicação Integral à Docência e à Pesquisa (RDIDP) e apresentar curriculum vitae e projeto da pesquisa a ser desenvolvida.

AGENDA

IEA reúne especialistas para debater o desemprego no Brasil

Uma das maiores preocupações do Brasil hoje, o desemprego será tema de debate no IEA e também do próximo número da revista "Estudos Avançados". No dia 16 de outubro, às 9h, quatro convidados - três deles articulistas da revista – discutirão o assunto, abordando a queda na renda, o aumento do número de pessoas sem trabalho nas metrópoles, as políticas de ajuste econômico, a inserção dos jovens no mercado e a intervenção do movimento sindical. O seminário é coordenado por Marcio Pochmann, da Unicamp, e acontece na Sala de Eventos do IEA.

Helen Longino, expoente da filosofia da ciência, estará no IEA para duas conferências

Helen Longino, considerada um dos expoentes da filosofia da ciência na atualidade, fará duas conferências no IEA nos dias 22 e 23 de outubro, às 9h30. Organizados pelo Grupo de Pesquisa Filosofia, História e Sociologia da Ciência e da Tecnologia, os encontros abordarão ciência e valores em temas distintos: Empirismo Crítico Construtivo: O Caráter Social do Conhecimento, Focando no Aspecto Discursivo Crítico da Objetividade e nas suas Consequências para o Entendimento do Papel dos Valores na Ciência (dia 22) e Valores, Heurística e Política: Uma Exploração da Relação entre Valores Sociais e Metodológicos em Ciências (dia 23).

Colóquio em São Carlos discute o “fabricar” no contexto tecnológico contemporâneo

O Polo São Carlos do IEA promove nos dias 14 e 15 de outubro, às 18h30, o Colóquio Fabricação, organizado por David Sperling, professor do Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU) da USP São Carlos. O evento marca o início das atividades do eixo Fabricação no Polo, que reunirá investigações dirigidas a pensar potencialidades e desafios que se abrem ao “fabricar” no contexto tecnológico contemporâneo, permeado por processos cada vez mais mediados e controlados numericamente. Como parte da programação, no dia 14, às 17h, será inaugurada a exposição Homo Faber – Digital Fabrication in Latin America, no Centro Cultural da USP São Carlos.

Pró-reitor de Birmingham falará sobre a atuação de jovens cuidadores informais

Assunto ainda pouco discutido no Brasil, a atuação de jovens e crianças como cuidadores de membros mais velhos da família será discutida em conferência no IEA, no dia 21 de outubro, às 9h30. O conferencista é Saul Becker, pró-reitor da Birmingham University, na Inglaterra, país que já realiza estudos na área, assim como Austrália, Estados Unidos e alguns da África subsaariana. Segundo pesquisas, há uma diversidade de políticas sociais evoluindo para dar apoio a esses jovens.

Encontro trata dos desafios da agricultura diante das mudanças climáticas

Depois de discutir a crise hídrica e a matriz energética brasileira, o ciclo A Caminho da COP21: Preparando o Terreno até Paris dedicará o terceiro encontro aos desafios da agricultura diante das mudanças climáticas. Marcado para 14 de outubro, às 9h30, no IEA, o debate terá como tema As Mudanças Climáticas e a Segurança Alimentar: Conseguiremos Alimentar 10 Bilhões de Pessoas? A exposição será de Marcelo Vieira (Sociedade Rural Brasileira). O ciclo é organizado pelo Grupo de Pesquisa Meio Ambiente e Sociedade do IEA e pelo Núcleo de Apoio à Pesquisa sobre Mudanças Climáticas (Incline) da USP.

Seminário apresenta causas, impactos e soluções para as mudanças climáticas

Os impactos das mudanças climáticas no estado de São Paulo serão discutidos por especialistas no seminário Mudanças Climáticas em São Paulo: Causas, Impactos e Soluções, que acontece de 14 a 16 de outubro, das 9h às 17h, no auditório da biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin. Realizado pela Academia de Ciências do Estado de São Paulo (Aciesp), pelo Instituto de Biociências da USP e pelo Núcleo de Apoio à Pesquisa sobre Mudanças Climáticas (Incline) da USP, com apoio do IEA, o encontro será dividido em cinco painéis temáticos: Água, 21ª Conferência das Partes (COP21), Biodiversidade, Cidades e Saúde, e Políticas Públicas.



INSTITUTO DE ESTUDOS AVANÇADOS DA USP / INSTITUTE OF ADVANCED STUDIES OF USP
Diretor / Director: Martin Grossmann — Vice-Diretor / Vice-Director: Paulo Saldiva — Conselho Deliberativo / Board: Martin Grossmann, Paulo Saldiva, Eugênio Bucci, Guilherme Ary Plonski, Regina Pekelmann Markus, Ricardo Ohtake, Beatriz Barbuy, Renato Luiz Sobral Anelli e Fernando de Queiroz Cunha.
www.iea.usp.br — iea@usp.br(+ 55 11) 3091-3922

BOLETIM IEA / IEA NEWSLETTER Divisão de Comunicação / Communication Division Chefe / Chief: Fernanda Cunha Rezende — Redatores / Editors: Mauro Bellesa e Sylvia Miguel — Versão em inglês / English version: Carlos Malferrari e Richard Meckien — ieacomunica@usp.br — (+ 55 11) 3091-3922 — Para receber, envie mensagem para / To subscribe send a message to boletim-iea@usp.br — Para cancelar o envio, escreva "Retirar" no "Assunto" da resposta / To unsubscribe write "Remove" in the "Subject" of your answer.