Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Boletim IEA / Boletim IEA - 221

Boletim IEA - 221

por Fernanda Rezende - publicado 22/01/2015 13:35 - última modificação 01/03/2016 15:15

Edição 221 — 6 de novembro de 2015
AGENDA

3º Fórum Aids e o Brasil acontece no dia 9 de novembro

Jornalistas e especialistas se reúnem na tarde do dia9 de novembro para debater a importância da informação no combate à Aids. O 3º Fórum Aids e o Brasil é uma realização do Portal Imprensa em parceria com o IEA, Unaids (Programa Conjunto das Nações Unidas sobre Aids) e o Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde. O público assistirá o debate apenas via internet, mas poderá enviar questões aos participantes. No Fórum, os convidados discutirão como o acesso à informação pode acabar com tabus entre os jovens no que se refere às relações sexuais.

A gestão da água em grandes cidades

As experiências de grandes cidades do planeta quanto aos modelos de gestão dos recursos hídricos serão apresentadas no seminário Escassez Hídrica, Governança e Justiça Ambiental na Sala de Eventos do IEA no dia 10 de novembro, às 9h30. Os conferencistas são Leandro del Moral Ituarte, do Departamento de Geografia Humana da Universidade de Sevilha, da Espanha; e Bernard Barraqué, diretor de pesquisa do Centre International de Recherche sur l’Environnement et le Développement, da França. Eles analisarão, sob o olhar da justiça ambiental, os contextos de escassez hídrica no mundo, a emergência de conflitos e as reações e respostas dos atores sociais.

A divulgação da ciência, tecnologia e inovação na USP

As jornalistas Mônica Teixeira e Hérika Dias estarão no IEA para discutir como o conhecimento produzido pela Universidade é repassado à sociedade e como é possível ampliar a divulgação da pesquisa produzida na USP. Organizado pelo Observatório da Inovação e Competitividade, o encontro acontecerá no dia 11 de novembro, das 14h30 às 17h, na Sala de Eventos do IEA. A Universidade de São Paulo é responsável por aproximadamente 25% da produção científica do Brasil, segundo a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

Cientistas políticos debatem suas visões da América Latina

A América Latina dos Cientistas Políticos é o tema do 4º encontro do ciclo Identidades Latino-Americanas, coordenado por Bernardo Sorj, diretor do Centro Edelstein de Pesquisas Sociais e ex-professor visitante do IEA. O debate será realizado no dia 12 de novembro, às 16h, na Sala da Congregação do Instituto de Relações Internacionais (IRI) da USP. O expositor será Leonardo Avritzer. Maria Hermínia Tavares de Almeida, do IRI-USP, e Sérgio Fausto, superintendente executivo do Instituto Fernando Henrique Cardoso (iFHC), serão os debatedores.

Impactos da psicanálise na teoria política contemporânea

O Núcleo de Estudos das Diversidades, Intolerâncias e Conflitos (Diversitas), o Instituto de Psicologia (IP) da USP e o IEA promovem o Colóquio sobre Psicanálise e Teoria Política Contemporânea, que irá debater a aproximação teórica entre esses dois campos de estudo. As conferências e mesas de debates acontecem nos dias 16 e 19 de novembro, às 19h e às 10h, respectivamente, na antiga sala do Conselho Universitário. Para participar é necessário realizar inscrição prévia por e-mail.

Diagnóstico da sustentabilidade de agroecossistemas

A viabilidade econômica de sistemas agroecológicos será abordada no seminário Monitoramento da Sustentabilidade de Sistemas Familiares em Transição Agroecológica, que acontece dia 18 de novembro, das 8h às 11h na Sala de Eventos do IEA. O conferencista é o engenheiro agrônomo Gabriel Bianconi Fernandes, assessor técnico da AS-PTA Agricultura Familiar e Agroecologia. A moderação é de Hugh Lacey, ex-professor visitante do IEA, e Pablo Mariconda, coordenador do Grupo de Pesquisa Filosofia, História e Sociologia da Ciência e da Tecnologia, que organiza o seminário.

RELATO

A hospitalidade como elemento essencial da democracia

O debate O Desafio da Hospitalidade: Emigrantes e Refugiados, realizado no dia 22 de outubro, foi o segundo encontro do Laboratório Megatendências Globais e Desafios à Democracia, coordenado pelo cientista político português Álvaro Vasconselhos, pesquisador visitante do Instituto de Relações Internacionais (IRI) da USP. A principal questão levantada foi o entrave à hospitalidade e à garantia de direitos aos estrangeiros. O laboratório é uma iniciativa do IEA e do IRI-USP.



INSTITUTO DE ESTUDOS AVANÇADOS DA USP / INSTITUTE OF ADVANCED STUDIES OF USP
Diretor / Director: Martin Grossmann — Vice-Diretor / Vice-Director: Paulo Saldiva — Conselho Deliberativo / Board: Martin Grossmann, Paulo Saldiva, Eugênio Bucci, Guilherme Ary Plonski, Regina Pekelmann Markus, Ricardo Ohtake, Beatriz Barbuy, Renato Luiz Sobral Anelli e Fernando de Queiroz Cunha.
www.iea.usp.br — iea@usp.br — (+ 55 11) 3091-3922


BOLETIM IEA / IEA NEWSLETTER Divisão de Comunicação / Communication Division Chefe / Chief: Fernanda Cunha Rezende — Redatores / Editors: Mauro Bellesa e Sylvia Miguel — Versão em inglês / English version: Carlos Malferrari e Richard Meckien — ieacomunica@usp.br — (+ 55 11) 3091-3922 — Para receber, envie mensagem para / To subscribe send a message to boletim-iea@usp.br — Para cancelar o envio, escreva "Retirar" no "Assunto" da resposta / To unsubscribe write "Remove" in the "Subject" of your answer.