Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Boletim IEA / Boletim IEA - 222

Boletim IEA - 222

por Fernanda Rezende - publicado 22/01/2015 13:35 - última modificação 01/03/2016 16:38

Edição 222 — 18 de novembro de 2015
REVISTA

Revista "Estudos Avançados" alcança primeiro lugar geral no ranking da SciELO

A revista "Estudos Avançados" é a mais acessada entre os 280 periódicos que compõem a coleção corrente da base nacional do SciELO desde sua criação. O novo ranking das dez mais acessadas foi conhecido no dia 9 de novembro. Nas estatísticas ano a ano da SciELO, a revista já vem ocupando a primeira posição desde 2013. Indexada em 2004, a "Estudos Avançados" acumula mais de 29,5 milhões de visitas, o equivalente a 2,5% de todos os acessos registrados na base até hoje.

INTERCONTINENTAL ACADEMIA

Participantes da Intercontinental Academia se reúnem para preparação até Nagoya

Membros do comitê sênior e jovens pesquisadores da primeira edição do projeto se reunirão no final do mês na Alemanha em um Interim Workshop. Realizada sete meses após o encontro imersivo em São Paulo que inaugurou o projeto, a reunião permitirá aos participantes avançar nas discussões e estudos que vêm realizando virtualmente desde maio deste ano, além de planejar as atividades até o encontro de março de 2016 em Nagoya, Japão. A Intercontinental Academia é um programa da rede Ubias, a qual reúne 36 institutos de estudos avançados de universidades de todos os continentes.

Pesquisadora indicada pelo IEA é selecionada para segunda edição da Intercontinental Academia

O Comitê Científico da segunda edição da Intercontinental Academia escolheu no final de outubro a advogada e militante dos direitos humanos Akemi Kamimura para ser um dos 21 jovens pesquisadores integrantes do projeto. Ela foi um dos três brasileiros indicados pelo IEA para participar da segunda edição, que terá como tema a Dignidade Humana. Os organizadores são o Centro de Pesquisa Interdisciplinar (ZiF, na sigla em alemão) da Universidade de Bielefeld, Alemanha, e o Instituto Israel de Estudos Avançados da Universidade Hebraica de Jerusalém.

AGENDA

Às vésperas da COP 21, seminário trata do impacto das mudanças climáticas nas megacidades

Os impactos das mudanças climáticas nas megacidades é assunto do quarto encontro do ciclo A Caminho da COP 21: Preparando o Terreno até Paris.No dia 19 de novembro, às 9h30, na Sala de Evento do IEA, serão abordados os temas mobilidade sustentável, saúde pública e planejamento do crescimento. Os debatedores são Luiz Firmino Pereira, do governo fluminense, e Silvio Barros, e do governo paranaense, com curadoria de Tomas Alvim e Marisa Moreira Salles, ambos do Arq.Futuro. A série de debates visa a oferecer uma contribuição ao governo brasileiro para a participação do país na COP 21, que se inicia no final do mês em Paris.

Diretor de conteúdo do Grupo Estado discute as transformações e fragmentações da mídia tradicional

A transição dos meios tradicionais de comunicação para os meios digitais tem causado uma profunda fragmentação das plataformas comunicacionais. Para discutir se essa fragmentação pode levar ao enfraquecimento e dispersão das estruturas clássicas de organização jornalística, o diretor de conteúdo do Grupo Estado, Ricardo Gandour, falará no seminárioTransformações e Fragmentação das Estruturas da Mídia Tradicional, que acontece no dia 25 de novembro, às 10h, na sala de Eventos do IEA. Ele e mais três comentaristas, entre eles o jornalista Eugênio Bucci, superintendente de comunicação social da USP, questionarão os impactos desta mudança, as possíveis consequências para as sociedades democráticas e o que pode acontecer com os modelos empresariais que sustentam o jornalismo profissional.

Simpósio aborda questões relacionadas à migração de pessoas

O tema da emigração e da imigração está na pauta da imprensa e tem recebido especial atenção nas relações internacionais. Em um período em que o mundo se questiona sobre a forma de lidar com os refugiados de guerra e fome e sobre as relações entre culturas que coexistem em um mesmo território, o Grupo de Pesquisa Diálogos Interculturais do IEA realiza simpósio sobre o temaRefúgio, Retorno, E/Imigrações: Línguas, Identidades, Saúde Mental, Crenças, Território. O encontro acontece no dia 27 de novembro, na antiga Sala do Conselho Universitário da USP, das 9h às 18h, e requer inscrição prévia.

Seminário internacional debate judiciário, imprensa e segurança pública

Pesquisadores do Brasil, Argentina, Chile e dos Estados Unidos se reúnem no IEA nos dias 3 e 4 de dezembro, das 9h às 18h, para uma análise comparativa dos princípios democráticos, instituições e participação política dos países. Organizado pelo Grupo de Pesquisa Qualidade da Democracia do IEA e Núcleo de Pesquisa de Política Públicas (NUPPs) da USP, o seminário internacional Quality of Democracy, Institutions, Agents and Public Policytratará da penetração e efetividade de conceitos democráticos em instituições como imprensa, judiciário, leis, políticas públicas e movimentos sociais.

INSTITUTO DE ESTUDOS AVANÇADOS DA USP / INSTITUTE OF ADVANCED STUDIES OF USP
Diretor / Director: Martin Grossmann — Vice-Diretor / Vice-Director: Paulo Saldiva — Conselho Deliberativo / Board: Martin Grossmann, Paulo Saldiva, Eugênio Bucci, Guilherme Ary Plonski, Regina Pekelmann Markus, Ricardo Ohtake, Beatriz Barbuy, Renato Luiz Sobral Anelli e Fernando de Queiroz Cunha.
www.iea.usp.br — iea@usp.br — (+ 55 11) 3091-3922

BOLETIM IEA / IEA NEWSLETTER Divisão de Comunicação / Communication Division Chefe / Chief: Fernanda Cunha Rezende — Redatores / Editors: Mauro Bellesa e Sylvia Miguel — Versão em inglês / English version: Carlos Malferrari e Richard Meckien — ieacomunica@usp.br — (+ 55 11) 3091-3922 — Para receber, envie mensagem para / To subscribe send a message to boletim-iea@usp.br — Para cancelar o envio, escreva "Retirar" no "Assunto" da resposta / To unsubscribe write "Remove" in the "Subject" of your answer.