Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Boletim IEA / Boletim IEA - 223

Boletim IEA - 223

por Fernanda Rezende - publicado 22/01/2015 13:35 - última modificação 01/03/2016 16:46

Edição 223 — 4 de dezembro de 2015
PESQUISA

Conselho Deliberativo divulga selecionados para sabático no IEA

O Programa Ano Sabático do IEA, instituído pela Resolução nº 7.069, já selecionou seis professores da USP para desenvolver projeto de pesquisa individual em 2016. Os candidatos escolhidos pelo Conselho Deliberativo (CD) do IEA, após consulta à Comissão de Pesquisa do Instituto, são: Astolfo Gomes de Mello Araujo (MAE), Elizabeth Maria Freire de Araujo Lima (FM), Flavio Ulhoa Coelho (IME), Lucia Maciel Barbosa de Oliveira (ECA), Maria de los Angeles Gasalla (IO) e Rodolfo Nogueira Coelho de Souza (FFLCH).

AGENDA

Especialistas avaliam os impactos do desastre ambiental de Mariana

Cinco professores da USP de diferentes disciplinas estarão no IEA no dia 7 de dezembro, às 14h, para discutir os impactos do rompimento da barragem de rejeitos da mineradora Samarco em Mariana (MG). Eles falarão também sobre o que pode e deve ser feito para a recuperação socioambiental das áreas afetadas. O desastre ambiental de Mariana é considerado o maior já ocorrido no Brasil e um dos cinco maiores na história mundial. Para participar, é necessário realizar inscrição prévia. O encontro será na antiga sala do Conselho Universitário da USP.

Encontro discute o desenvolvimento de fármacos e medicamentos na USP

O desenvolvimento de fármacos e medicamentos na USP será o tema do terceiro workshop estratégico da Pró-Reitoria de Pesquisa, que acontece na Sala de Eventos do IEA, no dia 10 de dezembro, das 10h às 18h. Realizado com apoio do IEA, o encontro reunirá especialistas da universidade e do setor privado. Assim como os demais encontros da série da PRP, o workshop tem o objetivo de estimular a reflexão e o diálogo em torno de temas estratégicos para a pesquisa na USP. Busca também criar um ambiente de colaboração científica e tecnológica entre a comunidade uspiana e agentes externos.

Seminário apresenta estudo sobre determinantes da produtividade no Brasil

Fernanda De Negri, coorganizadora do segundo volume da obra Produtividade no Brasil: Desempenho e Determinantes, virá ao IEA no dia 9 de dezembro, às 14h30, para tratar dos principais aspectos discutidos nos 19 capítulos (escritos por 37 pesquisadores) que integram o livro. Publicada recentemente pela ABDI e pelo Ipea, a obra mostra que o aumento da produtividade no Brasil no longo prazo está condicionado à ampliação de investimentos em tecnologia e informação, infraestrutura, qualificação da mão de obra e à melhora do ambiente de negócios.

Guilherme Ary Plonsky é nomeado para conselho de IEA da Costa Rica

O conselheiro do IEA-USP Guilherme Ary Plonski foi nomeado membro do Conselho Acadêmico do Espacio de Estudios Avanzados (Ucrea) da Universidad de Costa Rica (URC). Primeiro IEA da América Central, o Ucrea foi criado em agosto de 2014, depois de mais de dois anos de estudos com a participação de pesquisadores costa-riquenhos e de instituições estrangeiras, como o IEA-USP. O Ucrea tem como referência o Centro para Pesquisa Interdisciplinar (ZiF, na sigla em alemão) da Universidade de Bielefeld.

Na Europa, diretor do IEA apresenta guia crítico sobre museus

O diretor do IEA e coordenador do Grupo de Pesquisa Fórum Permanente, Martin Grossmann, é um dos conferencistas do seminário Museums, Museumgoers, Media – A Visionary Project, organizado pelo Humboldt-Forum e Universidade Humboldt, em Berlim, Alemanha, de 3 a 5 deste mês.The Stranger's Guide to the Museum Galaxy é o nome de sua conferência. No dia 10, Grossmann fará uma apresentação mais detalhada sobre o mesmo tema no Institute of Advanced Studies (IAS) da University of Birmingham, na Inglaterra, onde será Distinguished Visiting Fellow Professor durante parte deste mês e em junho de 2016.


INSTITUTO DE ESTUDOS AVANÇADOS DA USP / INSTITUTE OF ADVANCED STUDIES OF USP

Diretor / Director: Martin Grossmann — Vice-Diretor / Vice-Director: Paulo Saldiva — Conselho Deliberativo / Board: Martin Grossmann, Paulo Saldiva, Eugênio Bucci, Guilherme Ary Plonski, Regina Pekelmann Markus, Ricardo Ohtake, Beatriz Barbuy, Renato Luiz Sobral Anelli e Fernando de Queiroz Cunha.
www.iea.usp.br — iea@usp.br — (+ 55 11) 3091-3922


BOLETIM IEA / IEA NEWSLETTER Divisão de Comunicação / Communication Division Chefe / Chief: Fernanda Cunha Rezende — Redatores / Editors: Mauro Bellesa e Sylvia Miguel — Versão em inglês / English version: Carlos Malferrari e Richard Meckien — ieacomunica@usp.br — (+ 55 11) 3091-3922 — Para receber, envie mensagem para / To subscribe send a message to boletim-iea@usp.br — Para cancelar o envio, escreva "Retirar" no "Assunto" da resposta / To unsubscribe write "Remove" in the "Subject" of your answer.