Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Boletim IEA / Boletim IEA - 224

Boletim IEA - 224

por Fernanda Rezende - publicado 22/01/2015 13:35 - última modificação 01/03/2016 16:51

Edição 224 — 21 de dezembro de 2015

Diretoria do IEA será escolhida por Colégio Eleitoral amplo

O diretor que sucederá o atual dirigente do IEA, Martin Grossmann, será escolhido por meio de novo sistema eleitoral: a disputa será entre chapas com candidatos a diretor e vice-diretor (ambos docentes da USP) e a vencedora será a mais votada por Colégio Eleitoral substancialmente ampliado, incluindo pessoas que já passaram pelo IEA e a representação de todas as unidades da USP. O processo será coordenado por uma Comissão Eleitoral. A mudança foi inserida no Regimento Geral da USP por meio da Resolução nº 7.155 do reitor Marco Antonio Zago. No último dia 8, o Conselho Universitário formalizou a aprovação da medida.

REVISTA

'Estudos Avançados' 85 indica caminhos para superação do desemprego

O desemprego é o tema do dossiê principal da edição 85 da revista "Estudos Avançados", referente ao terceiro quadrimestre de 2015 e lançada no dia 17 de dezembro. De acordo com o editor da publicação, Alfredo Bosi, "o dossiê não só levanta questões cruciais de teoria econômica como analisa objetivamente situações conjunturais", com reflexões que "incidem na estrutura do capitalismo brasileiro neste momento de financeirização e aguda desindustrialização". A edição traz também artigos sobre o urbanismo no Brasil, crítica literária e filosofia, além de resenhas dos livros "Tempo, Trabalho e Dominão Social", de Moishe Postone, e "Escritores, Gatos e Teologia", de Waldecy Tenório.

DESTAQUES 2015

Intercontinental Academia, questões ambientais, democracia e crítica institucional tiveram destaque na agenda 2015 do IEA

O ano de 2015 marcou a história recente do IEA. Estivemos à frente de um inédito e extenso evento acadêmico, a Intercontinental Academia; discutimos intensamente ameaças à democracia e importantes questões ambientais; estimulamos a autocrítica da Universidade; e alcançamos marcas históricas com a nossa revista “Estudos Avançados”. Relembramos aqui estes e outros destaques do ano.

Meio ambiente

Universidade

Democracia

Participantes da Intercontinental Academia apresentam resultados do encontro

BOAS FESTAS

Boas festas

O Instituto de Estudos Avançados da USP deseja a todos um bom fim de ano e um 2016 de muitas conquistas.

INSTITUTO DE ESTUDOS AVANÇADOS DA USP / INSTITUTE OF ADVANCED STUDIES OF USP
Diretor / Director: Martin Grossmann — Vice-Diretor / Vice-Director: Paulo Saldiva — Conselho Deliberativo / Board: Martin Grossmann, Paulo Saldiva, Eugênio Bucci, Guilherme Ary Plonski, Regina Pekelmann Markus, Ricardo Ohtake, Beatriz Barbuy, Renato Luiz Sobral Anelli e Fernando de Queiroz Cunha.
www.iea.usp.br — iea@usp.br(+ 55 11) 3091-3922

BOLETIM IEA / IEA NEWSLETTER Divisão de Comunicação / Communication Division Chefe / Chief: Fernanda Cunha Rezende — Redatores / Editors: Mauro Bellesa e Sylvia Miguel — Versão em inglês / English version: Carlos Malferrari e Richard Meckien — ieacomunica@usp.br — (+ 55 11) 3091-3922 — Para receber, envie mensagem para / To subscribe send a message to boletim-iea@usp.br — Para cancelar o envio, escreva "Retirar" no "Assunto" da resposta / To unsubscribe write "Remove" in the "Subject" of your answer.