Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Boletim IEA / Boletim IEA - 227

Boletim IEA - 227

por Fernanda Rezende - publicado 22/01/2015 13:35 - última modificação 30/03/2016 15:42

Edição 227 — 22 de fevereiro de 2016

IEA lança a primeira cátedra de arte e a cultura da USP

Na semana passada, o IEA iniciou oficialmente a Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência. Em parceria com o Itaú Cultural, a iniciativa tem como primeiro titular Sérgio Paulo Rouanet, diplomata e ensaísta, ex-secretário Nacional de Cultura e autor do projeto da lei de incentivo à cultura que leva o seu nome. A nova cátedra será um espaço para discutir e promover atividades voltadas ao universo das artes e da gestão cultural. O objetivo é fomentar reflexões interdisciplinares sobre temas acadêmicos, artístico-culturais e sociais nos âmbitos regional e global.

Seminário aborda desafios da democracia participativa

O Desafio da Democracia Participativa: Brasil, Portugal, Espanha será o terceiro encontro do Laboratório Megatendências Globais e Desafios à Democracia do IEA, que acontece no dia 26 de fevereirodas 10h às 18h, na Sala de Eventos do IEA. Coordenado pelo cientista político português Álvaro de Vasconcelos, o encontro abordará, entre outros temas, a crise da representação e a exigência da participação; as redes sociais e a ação cívica. O debate terá participação de diversos convidados, que se alternarão em mesas temáticas moderadas por Pedro Dallari, diretor do Instituto de Relações Internacionais (IRI) da USP, Martin Grossmann, diretor do IEA, e o próprio Vasconcelos. Para participar é necessário realizar inscrição prévia por e-mail (sedini@usp.br).

Georges Jean Marie Gaillard discute pulsão de morte e repetição traumática nas instituições

O professor de psicologia do Institut de Psychologie Université Lumière Lyon2, Georges Jean Marie Gaillard, é a figura central de uma discussão que acontece no IEA. Iniciado no dia 22, o workshop A Sociedade da Indiferenciação: Identidades,Traumas e Violência Mítica acontece também nos dias 23 e 24, em diferentes horários, na antiga Sala do Conselho Universitário da USP. As inscrições estão encerradas, mas é possível acompanhar a conferência ao vivo pela internet (www.iea.usp.br/aovivo). O encontro é organizado pelo Grupo de Pesquisa Humanidades e Mundo Contemporâneo do IEA, coordenado pela filósofa Olgária Mattos, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP.

INSTITUTO DE ESTUDOS AVANÇADOS DA USP / INSTITUTE OF ADVANCED STUDIES OF USP
Diretor / Director: Martin Grossmann — Vice-Diretor / Vice-Director: Paulo Saldiva — Conselho Deliberativo / Board: Martin Grossmann, Paulo Saldiva, Eugênio Bucci, Guilherme Ary Plonski, Regina Pekelmann Markus, Beatriz Barbuy, Renato Luiz Sobral Anelli e Fernando de Queiroz Cunha.
www.iea.usp.br — iea@usp.br(+ 55 11) 3091-3922

BOLETIM IEA / IEA NEWSLETTER Divisão de Comunicação / Communication Division Chefe / Chief: Fernanda Cunha Rezende — Redatores / Editors: Mauro Bellesa e Sylvia Miguel — Versão em inglês / English version: Richard Meckien e Carlos Malferrari — ieacomunica@usp.br — (+ 55 11) 3091-3922 — Para receber, envie mensagem para / To subscribe send a message to boletim-iea@usp.br — Para cancelar o envio, escreva "Retirar" no "Assunto" da resposta / To unsubscribe write "Remove" in the "Subject" of your answer.