Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Boletim IEA / Boletim IEA - 229

Boletim IEA - 229

por Fernanda Rezende - publicado 22/01/2015 13:35 - última modificação 30/03/2016 16:21

Edição 229 — 24 de março de 2016
AGENDA

Seminário debate nova Lei da Inovação

A Lei nº 13.243, que entrou em vigor no dia 12 de janeiro, será debatida no seminário A Nova Lei da Inovação: Expectativas, Perspectivas e Iniciativas, no dia 4 de abril, das 9h30 às 12h, na Sala da Congregação da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP. Com exposição do deputado federal Sibá Machado (PT-AC), relator do projeto que deu origem à lei, o encontro terá debatedores representando as comunidades científica, empresarial e jurídica. Para participar, é necessário realizar inscrição prévia por e-mail. Toda a discussão será transmitida ao vivo pelo site do IEA.

Polo São Carlos do IEA realiza debate sobre consequências do desastre em Mariana

O Polo São Carlos do IEA reunirá quatro expositores e um moderador para tratar das ainda graves consequências do desastre ambiental de Mariana. O debate O Vale do Rio Doce: um Desastre em Andamento será transmitido ao vivo pelo site do IEA e acontece no dia 31 de março, às 19h, no Auditório Jorge Caron, no campus 1 da USP em São Carlos. Marcelo Tramontano e Luciano Costa, ambos do Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU) da USP, irão abordar a experiência de viajar por áreas afetadas pela passagem da lama. Os outros dois conferencistas são Reinaldo Duque Brasil, do campus de Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e especialista na Bacia do Rio Doce, e Eduardo Mario Mendiondo, da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC-USP) e coordenador-geral do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (Cemaden/MCTI). O moderador será Marcel Fantin, do IAU-USP.

Especialistas discutem alternativas para impulsionar a aquicultura

No dia 30 de março, às 8h30, especialistas se reunirão no IEA para mais um Strategic Workshop da Pró-Reitoria de Pesquisa da USP realizado com o apoio do IEA e da Academia de Ciências do Estado de São Paulo (Aciesp). O encontro Aquicultura: Desafios e Oportunidades na Revolução Azul Brasileira buscará traçar as possíveis contribuições da academia para impulsionar esse segmento da produção de alimentos, o qual tem sido visto como uma alternativa importante para alimentar a crescente população mundial. Já em 2009, as projeções da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO, na sigla em inglês) mostravam que a aquicultura era responsável por metade do volume do peixe consumido pela população mundial. Restrita a convidados, a discussão será transmitida ao vivo pelo site do IEA.

INTERCONTINENTAL ACADEMIA

Segunda fase da Intercontinental Academia é finalizada no Japão

A Intercontinental Academia (ICA) encerrou sua primeira edição no últimodia 18, no Instituto para Pesquisa Avançada (IAR, na sigla em inglês) da Universidade de Nagoya, no Japão. Um ano depois da primeira fase do projeto, realizada em abril de 2015 em São Paulo sob a coordenação do IEA, os jovens pesquisadores de diferentes nacionalidades e áreas do conhecimento concluíram os estudos sobre o “tempo”. O resultado central das atividades da ICA será o conteúdo de seis aulas de um Massive Open Online Course (Mooc).

Confira a cobertura de algumas das conferências realizadas na Fase Nagoya da Intercontinental Academia que ajudaram a embasar o estudo dos participantes:

Metafísica de McTaggart para teorizar o tempo celular

Quando o dia durava apenas 4 horas

Arte, ciência e tecnologia juntas: uma visão inusitada sobre a vida

A relatividade do tempo

As prioridades do ensino superior e da pesquisa no Japão


INSTITUTO DE ESTUDOS AVANÇADOS DA USP / INSTITUTE OF ADVANCED STUDIES OF USP
Vice-Diretor no exercício da Direção / Acting Director: Paulo Saldiva Conselho Deliberativo / Board: Paulo Saldiva, Eugênio Bucci, Guilherme Ary Plonski, Regina Pekelmann Markus, Beatriz Barbuy, Ricardo Ohtake, Renato Luiz Sobral Anelli e Fernando de Queiroz Cunha.
www.iea.usp.br — iea@usp.br(+ 55 11) 3091-3922

BOLETIM IEA / IEA NEWSLETTER Divisão de Comunicação / Communication Division Chefe / Chief: Fernanda Cunha Rezende — Redatores / Editors: Mauro Bellesa e Sylvia Miguel — Versão em inglês / English version: Richard Meckien — ieacomunica@usp.br — (+ 55 11) 3091-3922 — Para receber, envie mensagem para / To subscribe send a message to boletim-iea@usp.br — Para cancelar o envio, escreva "Retirar" no "Assunto" da resposta / To unsubscribe write "Remove" in the "Subject" of your answer.