Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Boletim IEA / Boletim IEA - 230

Boletim IEA - 230

por Fernanda Rezende - publicado 22/01/2015 13:35 - última modificação 16/05/2016 15:23

Edição 230 — 8 de abril de 2016
AGENDA

Os humanistas e os novos padrões de divulgação da era digital

Michael A. Elliott, professor de literatura e cultura norte-americana da Emory University, estará no IEA no dia 19 de abril, às 10h, para tratar das implicações das novas tecnologias e padrões de comunicação na forma como humanistas divulgam suas pesquisas a públicos externos à academia. Na conferência The Humanities and its Publics, ele tratará da visão dos acadêmicos americanos sobre seu papel na sociedade desde o começo do século 20 e discutirá as possibilidades e riscos de se tornar um intelectual público na era digital. A fala de Elliott será em inglês com tradução simultânea e transmitida ao vivo pela web. Para participar presencialmente, é necessário realizar inscrição prévia.

Especialista tratará de manufatura avançada em encontro no IEA

Um dos principais especialistas do Brasil em manufatura avançada falará sobre o tema no dia 15 de abril, às 14h30, na Sala de Eventos do IEA. No seminárioManufatura Avançada, Jefferson Gomes, diretor regional do Serviço Nacional da Indústria (Senai) de Santa Catarina e professor do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), irá analisar os impactos da indústria avançada sobre os recursos humanos, a combinação tecnológica, o desenvolvimento da cadeia de suprimentos, aspectos de regulação e a infraestrutura necessária para o segmento. A manufatura avançada, ou indústria 4.0, está relacionada ao que vem sendo chamado de 4ª Revolução Industrial, que tem o objetivo de criar fábricas inteligentes baseadas na Internet das Coisas (IoT, na sigla em inglês), big data, sistemas cyber-físicos, entre outros recursos. A exposição de Gomes será transmitida ao vivo pela internet.

Seminário discute impacto da corrupção na democracia brasileira

Os déficits, desafios e propostas para a democracia brasileira diante da corrupção serão tratados no seminário O Impacto da Corrupção na Qualidade da Democracia, que acontece dia 19 de abril, das 10h às 12h30, na antiga Sala do Conselho Universitário da USP. A participação é gratuita, mas é necessário se inscrever previamente. Organizado pelo Grupo de Pesquisa Qualidade da Democracia do IEA e pelo Núcleo de Pesquisa de Políticas Públicas da USP (NUPPs), o encontro reunirá debatedores para aprofundar a análise das implicações da corrupção para a democracia no país, discutindo aspectos da transparência, responsabilização, qualidade e relação das instituições democráticas, participação popular e o papel das leis. O seminário também marcará o lançamento do "International Journal of Research on Corruption and Democracy" (IJRCD) e do Edital de Chamada de Trabalhos para a sua primeira edição. Haverá transmissão ao vivo pela internet.

Turismo sexual no Brasil e tráfico de mulheres serão debatidos no IEA

O documentário “Cinderelas, Lobos e um Príncipe Encantado”, de Joel Zito de Araújo, será o pano de fundo do debate Turismo Sexual e a Busca pelo Príncipe Encantado Europeu, que acontece no dia 2 de maioàs 14h30, na Sala de Eventos do IEA, com transmissão ao vivo pela internet. A participação é gratuita, mas é necessário se inscrever previamente. Organizado pelo Grupo de Pesquisa Diálogos Interculturais do IEA, o encontro terá a projeção do longa-metragem seguida por uma discussão entre Zito e membros do grupo. Em 2008, o diretor percorreu estados do Nordeste brasileiro e países da Europa (Itália e Alemanha) para retratar o turismo sexual no Brasil e o tráfico de mulheres. Segundo os organizadores do debate, cerca de 900 mil pessoas por ano são traficadas pelas fronteiras internacionais exclusivamente para fins de exploração sexual.

RELATO

Inovação agora tem lei abrangente e consensual

Com a Emenda Constitucional 85 de 2015 e a Lei 13.243, sancionada em janeiro, a inovação agora conta com um novo marco legal, fruto de consenso entre comunidade acadêmica, Congresso Nacional, indústria e governo. As mudanças na legislação e os pontos a serem regulamentados foram discutidos no seminário A Nova Lei da Inovação: Expectativas, Perspectivas e Iniciativa, no dia 4 abril. Os expositores foram o deputado federal Sibá Machado, relator do projeto, Helena Nader, presidente da SBPC, Paulo Mól, da CNI, e Maria Paula Dallari Bucci, superintendente jurídica da USP.

 


 

INSTITUTO DE ESTUDOS AVANÇADOS DA USP / INSTITUTE OF ADVANCED STUDIES OF USP
Vice-Diretor no exercício da Direção / Acting Director: Paulo Saldiva Conselho Deliberativo / Board: Paulo Saldiva, Eugênio Bucci, Guilherme Ary Plonski, Regina Pekelmann Markus, Beatriz Barbuy, Ricardo Ohtake, Renato Luiz Sobral Anelli e Fernando de Queiroz Cunha.
www.iea.usp.br — iea@usp.br(+ 55 11) 3091-3922

BOLETIM IEA / IEA NEWSLETTER Divisão de Comunicação / Communication Division Chefe / Chief: Fernanda Cunha Rezende — Redatores / Editors: Mauro Bellesa e Sylvia Miguel — Versão em inglês / English version: Richard Meckien — ieacomunica@usp.br — (+ 55 11) 3091-3922 — Para receber, envie mensagem para / To subscribe send a message to boletim-iea@usp.br — Para cancelar o envio, escreva "Retirar" no "Assunto" da resposta / To unsubscribe write "Remove" in the "Subject" of your answer.