Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Boletim IEA / Boletim IEA - 232

Boletim IEA - 232

por Fernanda Rezende - publicado 22/01/2015 13:35 - última modificação 16/05/2016 15:33

Edição 232 — 6 de maio de 2016
AGENDA

Modernidade é tema de Rouanet na inauguração da Cátedra Olavo Setubal

O cientista político, filósofo e diplomata Sérgio Paulo Rouanet fará a conferência inaugural da Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência, da qual é o primeiro titular. Em A Modernidade e suas Ambivalências, que acontece dia 17 de maio, às 9h30, na antiga Sala do Conselho Universitário, Rouanet tratará da influência da modernidade nas esferas econômica, política e cultural à luz das ideias dos sociólogos Max Weber e Manuel Castells e do filósofo Jürgen Habermas. Os comentários ficarão a cargo do jurista Celso Lafer, do filósofo Renato Janine Ribeiro e da socióloga Barbara Freitag. A cátedra é uma iniciativa do IEA em parceria com o Itaú Cultural. Para participar presencialmente, é necessário realizar inscrição. Toda a conferência será transmitida ao vivo pela web.

Paulo Herkenhoff participa de roda de perguntas e respostas no IEA

O Grupo de Pesquisa Fórum Permanente do IEA promoverá, no dia 9 de maio, às 9h30, uma roda de perguntas e respostas com Paulo Herkenhoff, diretor cultural do Museu de Arte do Rio (MAR). O encontro permitirá um debate vívido sobre a arte contemporânea e a museologia de arte no Brasil. As perguntas serão formuladas pelos integrantes do grupo de pesquisa e pelos convidados. Outras questões poderão ser enviadas previamente para o email sedini@usp.br. O debate poderá ser acompanhado presencialmente, na Sala de Eventos do IEA, ou ao vivo pela web. O vídeo do encontro será disponibilizado posteriormente no site do IEA e do Fórum Permanente.

Seminário discute impacto da corrupção na democracia brasileira

Os déficits, desafios e propostas para a democracia brasileira diante da corrupção serão tratados no seminário O Impacto da Corrupção na Qualidade da Democracia, que acontece dia 19 de abril, das 10h às 12h30, na antiga Sala do Conselho Universitário da USP. A participação é gratuita, mas é necessário se inscrever previamente. Organizado pelo Grupo de Pesquisa Qualidade da Democracia do IEA e pelo Núcleo de Pesquisa de Políticas Públicas da USP (NUPPs), o encontro reunirá debatedores para aprofundar a análise das implicações da corrupção para a democracia no país, discutindo aspectos da transparência, responsabilização, qualidade e relação das instituições democráticas, participação popular e o papel das leis. O seminário também marcará o lançamento do "International Journal of Research on Corruption and Democracy" (IJRCD) e do Edital de Chamada de Trabalhos para a sua primeira edição. Haverá transmissão ao vivo pela internet.

Seminário analisa as dificuldades para a governança da Amazônia

Contradições na Governança da Amazônia é o tema do seminário que acontece no dia 11 de maio, às 14h30, na Sala de Eventos do IEA. A participação presencial exige inscrição prévia. Este é o primeiro encontro da série "Desafios para uma Amazônia Sustentável na Contemporaneidade", organizada pelo Grupo de Pesquisa Políticas Públicas, Territorialidades e Sociedade do IEA, o Instituto de Desenvolvimento e Sustentabilidade (IDS) e o Centro Alemão de Ciência e Inovação (DWIH-SP). Os participantes discutirão os entraves à atuação conjunta dos entes federativos na governança da Amazônia, que resultam das grandes disparidades nas capacidades financeiras de cada ente para implementar políticas públicas e da falta de mecanismos constitucionais que estimulem a cooperação entre eles. A discussão será transmitida ao vivo pela web.

Academia, empresas e governo discutem nanotecnologia no Brasil

A nanotecnologia será o tema do próximo evento Strategic Workshops da USP, série organizada pela Pró-Reitoria de Pesquisa, com apoio do IEA e da Academia de Ciências do Estado de São Paulo (Aciesp). O encontro Nanotecnologia: Cenário Atual, Inovação e Marco Regulatório acontece no dia 12 de maio, das 9h50 às 17h20, na Sala de Eventos do IEA. De caráter multidisciplinar, a nanotecnologia integra diversas áreas do conhecimento e diferentes setores – academia, empresas e órgãos governamentais. O workshop reunirá representantes de universidades, além da USP, do Ministério da Ciência e Tecnologia e do setor farmacêutico, dentre outros. Para participar presencialmente é necessário realizar inscrição. Haverá transmissão ao vivo pelo site do IEA.

Especialistas abordam possibilidades e desafios para a transição agroecológica

O Grupo de Pesquisa Filosofia, História e Sociologia da Ciência e da Tecnologia realizará o seminário A Transição para a Agroecologia: suas Possibilidades e Obstáculos, no dia 16 de maio, às 14h, na Sala de Eventos do IEA. O objetivo é entender como se dá a transição para a agroecologia. De acordo com o Modelo das Interações entre as Atividades Científicas e os Valores (M-CV), existem relações de reforço mútuo entre a adoção de uma estratégia metodológica e a sustentação de certos valores. Após um primeiro seminário que apresentou as estratégias da pesquisa na agroecologia, os conferencistas irão agora explorar os valores das práticas agroecológicas que têm essas relações mutuamente reforçadoras com as metodologias da pesquisa agroecológica. A exposição será transmitida ao vivo pela internet.

REVISTA

Número 86 da 'Estudos Avançados' traz dossiê sobre metrópoles e saúde

O número 86 da revista "Estudos Avançados", lançado em abril, traz um dossiê de sete artigos sobre metrópole e saúde. Com consultoria editorial do diretor do IEA, Paulo Saldiva, a publicação reúne ensaios de pesquisadores que enxergam forte relação entre a proliferação de doenças e o estilo de vida e o funcionamento das grandes cidades. “Este dossiê retoma uma das metas da revista: a combinação do estudo objetivo dos problemas da sociedade brasileira com propostas de políticas públicas coerentes e responsáveis”, explica Alfredo Bosi, editor da publicação. Os artigos já estão disponíveis para consulta na SciELO.

 


 

INSTITUTO DE ESTUDOS AVANÇADOS DA USP / INSTITUTE OF ADVANCED STUDIES OF USP
Diretor/Director: Paulo Saldiva - Vice-Diretor/Deputy Director: Guilherme Ary Plonski Conselho Deliberativo / Board: Paulo Saldiva, Eugênio Bucci, Guilherme Ary Plonski, Regina Pekelmann Markus, Beatriz Barbuy, Ricardo Ohtake, Renato Luiz Sobral Anelli e Fernando de Queiroz Cunha.
www.iea.usp.br — iea@usp.br(+ 55 11) 3091-3922

BOLETIM IEA / IEA NEWSLETTER Divisão de Comunicação / Communication Division Chefe / Chief: Fernanda Cunha Rezende — Redatores / Editors: Mauro Bellesa e Sylvia Miguel — Versão em inglês / English version: Richard Meckien — ieacomunica@usp.br — (+ 55 11) 3091-3922 — Para receber, envie mensagem para / To subscribe send a message to boletim-iea@usp.br — Para cancelar o envio, escreva "Retirar" no "Assunto" da resposta / To unsubscribe write "Remove" in the "Subject" of your answer.