Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Boletim IEA / Boletim IEA - 233

Boletim IEA - 233

por Fernanda Rezende - publicado 22/01/2015 13:35 - última modificação 13/12/2016 17:08

Edição 233 — 30 de maio de 2016
PESQUISA

Novo grupo de estudos irá pesquisar agricultura urbana em São Paulo

A prática da agricultura na capital paulista será pesquisada pelo Grupo de Estudos em Agricultura Urbana do IEA, aprovado pelo Conselho Deliberativo do Instituto no dia 9 de maio. O tema é uma tendência mundial. Em muitas cidades da Europa, Estados Unidos, Ásia e Oceania, o incentivo à produção de alimentos em áreas urbanas e periurbanas já se transformou em política pública. No Brasil, as iniciativas vêm aumentando, seja pela atuação de movimentos comunitários e culturais ou pela conscientização nas escolas e ações impulsionadas pela academia e pelo poder público.

Criado novo grupo de pesquisa sobre direitos humanos

O Conselho Deliberativo do IEA aprovou no dia 9 de maio a criação do Grupo de Pesquisa Direitos Humanos, Democracia, Política e Memória, que dará continuidade a parte das atividades desenvolvidas pela Cátedra Unesco de Educação para Paz, Direitos Humanos, Democracia e Tolerância, que funcionou no Instituto até 2014. Além disso, o grupo pretende aprofundar, em nível teórico e conceitual, o caráter interdisciplinar das pesquisas em direitos humanos, “colocando à prova seus pontos de tangenciamento e erosão na consolidação ou depreciação das democracias”, segundo os coordenadores.

RELATO

Rouanet inaugura Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência

Com a conferência A Modernidade e suas Ambivalências no dia 17 de maio, o cientista político, filósofo e diplomata Sergio Paulo Rouanet deu início às atividades da Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência, uma parceria entre o Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP e o Instituto Itaú Cultural, patrocinador da iniciativa. Primeiro titular da cátedra, Rouanet discutiu a modernidade a partir de seu lastro proveniente dos ideais iluministas. Disse que a modernidade se institucionalizou em dois vetores que incorporam aspectos um do outro: o funcional e o emancipatório.

Publicação digital amplia público e muda trabalho nas humanidades, diz historiador

Para o historiador Michael Elliott, da Universidade Emory, EUA, os recursos tecnológicos da publicação digital, como a inserção de áudio, vídeo, gráficos dinâmicos e possibilidades variadas de navegação, deve transformar a própria forma de trabalho dos pesquisadores das ciências humanas. Segundo Elliott, essas mudanças e a possibilidade de tornar o trabalho de fácil acesso pela internet ampliarão o público da área. Ele discutiu esses aspectos na conferência As Humanidades e seus Públicos, no dia 19 de abril.

INSTITUTO DE ESTUDOS AVANÇADOS DA USP / INSTITUTE OF ADVANCED STUDIES OF USP
Diretor/Director: Paulo Saldiva - Vice-Diretor/Deputy Director: Guilherme Ary Plonski Conselho Deliberativo / Board: Paulo Saldiva, Eugênio Bucci, Guilherme Ary Plonski, Regina Pekelmann Markus, Beatriz Barbuy, Ricardo Ohtake, Renato Luiz Sobral Anelli e Fernando de Queiroz Cunha.
www.iea.usp.br — iea@usp.br(+ 55 11) 3091-3922

BOLETIM IEA / IEA NEWSLETTER Divisão de Comunicação / Communication Division Chefe / Chief: Fernanda Cunha Rezende — Redatores / Editors: Mauro Bellesa e Sylvia Miguel — Versão em inglês / English version: Richard Meckien — ieacomunica@usp.br — (+ 55 11) 3091-3922 — Para receber, envie mensagem para / To subscribe send a message to boletim-iea@usp.br — Para cancelar o envio, escreva "Retirar" no "Assunto" da resposta / To unsubscribe write "Remove" in the "Subject" of your answer.