Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Boletim IEA / Boletim IEA - 234

Boletim IEA - 234

por Fernanda Rezende - publicado 22/01/2015 13:35 - última modificação 13/12/2016 17:22

Edição 234 — 11 de julho de 2016
AGENDA

Projeto reunirá pesquisas da USP voltadas à melhoria da qualidade de vida nas metrópoles

No dia 13 de julho, o IEA-USP lançará o programa USP Cidades Globais, uma iniciativa que irá reunir e articular grupos de pesquisa da Universidade e colaboradores externos que possam desenhar propostas para a melhoria da qualidade de vida nas regiões metropolitanas. As atividades e os resultados dos estudos devem embasar modelos que abranjam diversas esferas da vida nas grandes cidades: mobilidade, poluição, saúde, educação, uso e ocupação do solo, lazer etc. A apresentação acontecerá às 20h, na Faculdade de Medicina da USP, e será transmitida ao vivo pelo site do IEA. Para participar presencialmente, é necessário realizar inscrição. As vagas são limitadas.

O cronobiologista Till Roenneberg, do Institute of Medical Psychology at Ludwig-Maximilians University (LMU), de Munique, Alemanha, estará no IEA no dia 19 de julho, às 10h, para a conferência Por que a Ciência Precisa Ir Além da Interdisciplinaridade. O encontro acontece na Sala de Eventos do IEA, com transmissão ao vivo e inscrição prévia para a participação presencial. Roenneberg defende que não são apenas dogmas biológicos ou teorias físicas, genes ou quarks que estão no centro dos esforços científicos. “Há apenas uma coisa em comum em toda descoberta científica: o nosso próprio cérebro, que é, basicamente, uma máquina de contar histórias”, diz. Nesse encontro, ele irá lembrar a necessidade que temos de fundir tantos cérebros diferentes quanto forem possíveis para darmos saltos ainda mais importantes nas descobertas da ciência moderna.

RELATO

Nova diretoria do IEA toma posse e apresenta desafios para o próximo quadriênio

Uma cerimônia formal no dia 29 de junho no Instituto Tomie Ohtake marcou a posse da nova diretoria do IEA, que tem Paulo Saldiva como diretor e Guilherme Ary Plonski como vice. Na ocasião, o reitor da USP, Marco Antônio Zago, defendeu uma gestão ousada e inovadora no Instituto. Para Saldiva, os desafios do IEA são os mesmos da própria Universidade: além do diálogo com a sociedade, há o desafio natural de produzir conhecimento de melhor qualidade, combater os fundamentalismos de qualquer natureza e procurar dissecar os problemas complexos por meio do questionamento em todas as áreas do saber. Na opinião de Plonski, cabe ao IEA "interligar, inspirar, inovar e incubar soluções". “Em momentos de crise como o atual é preciso investir ainda mais em conhecimento por meio de experimentos inovadores", defendeu o vice.

Horticultura urbana comunitária ainda é vista como atividade clandestina em São Paulo

Em franca expansão nas capitais mundiais, a prática da agricultura urbana já vem gerando renda para famílias em algumas metrópoles brasileiras. Mas as inúmeras iniciativas carecem de apoio governamental e ainda são vistas como atividade clandestina. Os horticultores urbanos buscam um alimento mais saudável, não utilizando pesticidas para desenvolver suas culturas, embora ainda tenham dúvidas sobre as variedades de plantas, áreas mais adequadas para o cultivo e práticas de manejo e tecnologias mais apropriadas e seguras para a produção de alimento em ambiente urbano. Esses temas e também os resultados de uma pesquisa sobre os impactos da poluição atmosférica em hortas da cidade de São Paulo foram debatidos na Faculdade de Medicina (FM) da USP, no dia 15 de junho, no primeiro seminário promovido pelo grupo de estudos recém-criado no IEA para estudar a agricultura urbana.

INSTITUTO DE ESTUDOS AVANÇADOS DA USP / INSTITUTE OF ADVANCED STUDIES OF USP
Diretor/Director: Paulo Saldiva - Vice-Diretor/Deputy Director: Guilherme Ary Plonski Conselho Deliberativo / Board: Paulo Saldiva, Eugênio Bucci, Guilherme Ary Plonski, Regina Pekelmann Markus, Beatriz Barbuy, Ricardo Ohtake, Renato Luiz Sobral Anelli e Fernando de Queiroz Cunha.
www.iea.usp.br — iea@usp.br(+ 55 11) 3091-3922

BOLETIM IEA / IEA NEWSLETTER Divisão de Comunicação / Communication Division Chefe / Chief: Fernanda Cunha Rezende — Redatores / Editors: Mauro Bellesa e Sylvia Miguel — Versão em inglês / English version: Richard Meckien — ieacomunica@usp.br — (+ 55 11) 3091-3922 — Para receber, envie mensagem para / To subscribe send a message to boletim-iea@usp.br — Para cancelar o envio, escreva "Retirar" no "Assunto" da resposta / To unsubscribe write "Remove" in the "Subject" of your answer.