Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Boletim IEA / Boletim IEA - 236

Boletim IEA - 236

por Fernanda Rezende - publicado 22/01/2015 13:35 - última modificação 16/12/2016 12:03

Edição 236 — 10 de agosto de 2016
Rouanet e Barbara Freitag discutem o 'prazer desinteressado da arte'

O Prazer Desinteressado da Arte? De Kant à Cultura Pós-Aurática de Walter Benjamin é o segundo encontro da Cátedra Olavo Setúbal de Arte, Cultura e Ciência, e acontece no dia 15 de agosto, às 14h30, na Sala de Eventos do IEA. Sergio Paulo Rouanet e Barbara Freitag partirão de uma reflexão sobre a teoria kantiana da arte, formulada na Crítica do Juízo (1790), e desembocarão na teoria de Walter Benjamin sobre a perda e recuperação da aura na era da reprodutibilidade técnica. Os comentários serão de Cremilda Medina, Jeanne Marie Gagnebin, Martin Grossmann e Willi Bolle. A discussão será transmitida ao vivo pela web. A participação presencial exige inscrição prévia.

Artistas-professores debatem o lugar e o papel da arte na universidade

Um grupo de artistas e artistas-professores participará de uma mesa-redonda para contextualizar e problematizar o lugar e o papel da arte na universidade, bem como o papel da universidade no incentivo e fomento à cultura na sociedade contemporânea. No encontro Arte, Artista, Universidade, que acontece às 9h30 do dia 15 de agosto, na Sala de Eventos do IEA, estarão presentes Ricardo Basbaum (UERJ), Raquel Garbelotti (UFES), Rubens Mano e Katia Maciel. O evento integra a programação da Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência. A discussão é aberta ao público e será transmitida ao vivo pelo site do IEA.

A flexibilização das fronteiras do conhecimento será abordada por Sergio Paulo Rouanet no dia 17 de agosto, às 9h, na Sala de Eventos do IEA, no último evento do mês da Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência. Em A Ciência e suas Fronteiras, Rouanet examinará as diversas tentativas feitas para superação das fronteiras internas no campo das ciências; das fronteiras da ciência com a religião, moral e política; e do impacto das fronteiras nacionais e culturais sobre a ciência. O debate terá comentários de Eugenio Bucci, Manuela Carneiro da Cunha e Luiz Carlos Bresser-Pereira. Haverá transmissão ao vivo pela web. Para participar presencialmente é necessário realizar inscrição.

INSTITUTO DE ESTUDOS AVANÇADOS DA USP / INSTITUTE OF ADVANCED STUDIES OF USP
Diretor/Director: Paulo Saldiva - Vice-Diretor/Deputy Director: Guilherme Ary Plonski Conselho Deliberativo / Board: Paulo Saldiva, Eugênio Bucci, Guilherme Ary Plonski, Regina Pekelmann Markus, Beatriz Barbuy, Ricardo Ohtake, Renato Luiz Sobral Anelli e Fernando de Queiroz Cunha.
www.iea.usp.br — iea@usp.br(+ 55 11) 3091-3922

BOLETIM IEA / IEA NEWSLETTER Divisão de Comunicação / Communication Division Chefe / Chief: Fernanda Cunha Rezende — Redatores / Editors: Mauro Bellesa e Sylvia Miguel — Versão em inglês / English version: Richard Meckien — ieacomunica@usp.br — (+ 55 11) 3091-3922 — Para receber, envie mensagem para / To subscribe send a message to boletim-iea@usp.br — Para cancelar o envio, escreva "Retirar" no "Assunto" da resposta / To unsubscribe write "Remove" in the "Subject" of your answer.