Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Boletim IEA / Boletim IEA - 238

Boletim IEA - 238

por Fernanda Rezende - publicado 22/01/2015 13:35 - última modificação 16/12/2016 13:01

Edição 238 — 6 de setembro de 2016
Encontro discute a perda do humanismo no cinema e na psicanálise

As convergências, divergências e intersecções entre o cinema e a psicanálise serão discutidas na próxima atividade da Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência, parceria entre o IEA e o Itaú Cultural. No dia 12 de setembro, às 9h30, o crítico de cinema e psicanalista Luiz Fernando Gallego estará na Sala de Eventos do IEA no evento Cinema e Psicanálise. O debate ficará a cargo da psicanalista Alessandra Parente e do antropólogo cultural Massimo Canevacci. A moderação será do sociólogo e filósofo Sérgio Paulo Rouanet, titular da cátedra. A discussão será transmitida ao vivo pelo site do IEA.

Conferência trata da carreira das mulheres no ambiente acadêmico e na ciência

Leila Saadé, presidente da Rede Francófona de Mulheres Responsáveis pelo Ensino Superior e Pesquisa (Resuff, na sigla em francês), estará no IEA no dia 15 de setembro, às 14h, para falar sobre a desigualdade entre os gêneros no ambiente universitário e na ciência. Segundo ela, não é apenas nas empresas privadas que as mulheres são minoria em posições hierarquicamente superiores. A conferência As Mulheres na Universidade e na Ciência: Desafios e Oportunidades, em francês e com tradução simultânea, é uma iniciativa do IEA em parceria com o USP Mulheres, Institut Français no Brasil e o Consulado Geral da França em São Paulo. Será possível acompanhar ao vivo pela web.

PESQUISA

Um novo grupo de estudos do IEA irá estudar as iniquidades em saúde e sua relação com o contexto geográfico das cidades. A proposta de criação foi aprovada pelo Conselho Deliberativo do IEA em reunião realizada no dia 16 de agosto. O grupo Espaço Urbano e Saúde será coordenado pela geógrafa Ligia Vizeu Barrozo, professora do Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP. De acordo com o projeto de pesquisa, o poder dos mapas será usado para identificar e evidenciar iniquidades em saúde associadas, principalmente, às condições socioeconômicas e à morfologia urbana.

INSTITUTO DE ESTUDOS AVANÇADOS DA USP / INSTITUTE OF ADVANCED STUDIES OF USP
Diretor/Director: Paulo Saldiva - Vice-Diretor/Deputy Director: Guilherme Ary Plonski Conselho Deliberativo / Board: Paulo Saldiva, Eugênio Bucci, Guilherme Ary Plonski, Regina Pekelmann Markus, Beatriz Barbuy, Ricardo Ohtake, Renato Luiz Sobral Anelli e Fernando de Queiroz Cunha.
www.iea.usp.br — iea@usp.br(+ 55 11) 3091-3922

BOLETIM IEA / IEA NEWSLETTER Divisão de Comunicação / Communication Division Chefe / Chief: Fernanda Cunha Rezende — Redatores / Editors: Mauro Bellesa e Sylvia Miguel — Versão em inglês / English version: Richard Meckien — ieacomunica@usp.br — (+ 55 11) 3091-3922 — Para receber, envie mensagem para / To subscribe send a message to boletim-iea@usp.br — Para cancelar o envio, escreva "Retirar" no "Assunto" da resposta / To unsubscribe write "Remove" in the "Subject" of your answer.