Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Boletim IEA / Boletim IEA - 239

Boletim IEA - 239

por Fernanda Rezende - publicado 22/01/2015 13:35 - última modificação 11/06/2020 06:40

Edição 239 — 21 de outubro de 2016
AGENDA
Escritores discutem as conexões entre literatura e matemática

A relação entre a literatura e a matemática será discutida na Sala de Eventos do IEA por três nomes de peso no assunto: os pesquisadores e escritores Jacques Fux, Marco Lucchesi e Nílson José Machado. Coordenado pelo matemático e também escritor Flavio Ulhoa Coelho, professor do Instituto de Matemática e Estatística (IME) da USP e pesquisador em período sabático no IEA, o encontro Literatura e Matemática: Uma Conversa acontece no dia 27 de outubro, às 14h. Para participar presencialmente é preciso se inscrever previamente. Quem não puder comparecer poderá assistir ao encontro ao vivo pela internet.

Diferentes aspectos da pesquisa em agroecologia são tema de seminário

Temas da Agroecologia, sétimo encontro da série Investigação das Possibilidades e Implicações da Pesquisa Multiestratégica, organizada pelo Grupo de Pesquisa Filosofia, História e Sociologia da Ciência e da Tecnologia sob a coordenação do professor visitante Hugh Lacey, tratará de diversos aspectos relacionados à agroecologia: dimensões da pesquisa sobre o tema; questões sobre gênero e feminismo nos movimentos e pesquisas agroecológicas; inovação e tecnologia na transição para a agroecologia; políticas públicas e construção do conhecimento agroecológico; e a situação de Cuba em relação ao tema. O seminário acontece no dia 31 de outubro, das 14h às 17h, na Sala de Eventos do IEA. Haverá transmissão ao vivo pela web, e a participação presencial exige inscrição prévia.

Grupo apresenta pesquisa sobre denúncias de violação dos direitos humanos pelos EUA

No dia 1º de novembro, às 10h, serão apresentados os resultados de uma pesquisa empírica feita de 2012 a 2014 sobre o posicionamento dos EUA na Organização dos Estados Americanos (OEA) enquanto país acusado de violação de direitos humanos. A pesquisa foi feita por um grupo de pesquisadores de direitos humanos do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Estudos sobre os Estados Unidos (INCT-Ineu), com apoio do CNPq e da Fapesp. O seminário Os Estados Unidos e a Comissão Interamericana de Direitos Humanos: Denúncias, Interações, Mobilizações acontece na Sala de Eventos do IEA e é organizado pelo Grupo de Pesquisa Direitos Humanos, Democracia, Política e Memória. Para participar presencialmente é necessário realizar inscrição. Haverá transmissão ao vivo pela web.

RELATO

Em vez de ser um espaço plural, a universidade se revela também o lugar do preconceito implícito à mulher no que diz respeito à progressão na carreira acadêmica e científica, conforme indicou o debate As Mulheres na Universidade e na Ciência: Desafios e Oportunidades, realizado no dia 15 de setembro no IEA. “Muito dessa discussão está associado ao poder da mulher, ou ao conflito de poder em relação aos homens e às implicações sociais, culturais e políticas disso. Na esfera privada e na pública, as mulheres não são admitidas de boa vontade nos domínios do poder. Mesmo nas grandes democracias, o poder se conjuga no masculino, em pleno século 21”, disse a conferencista Leila Saadé, presidente da Rede Francófona de Mulheres Responsáveis pelo Ensino Superior e Pesquisa (RESUFF, na sigla em francês).

PESQUISA

A essência e a diferença: os novos avanços da psicologia da aculturação

A segunda edição do livro “The Cambridge Handbook of Acculturation Psycology” traz um artigo que analisa os processos de aculturação na América Latina assinado pela coordenadora do Grupo de Pesquisa Diálogos Interculturais do IEA, Sylvia Dantas. Escrito em co-autoria com Alejandra del Carmen Dominguez Espinosa, da Universidade Iberoamericana da Cidade do México, o capítulo “Acculturation in Central and South America” dá um panorama geral sobre a demografia e os movimentos migratórios da América Latina. A publicação de 567 páginas é organizada por David Sam e John W. Berry, dois dos maiores especialistas da área, e foi recém-lançada pela Cambridge University Press.


 

INSTITUTO DE ESTUDOS AVANÇADOS DA USP / INSTITUTE OF ADVANCED STUDIES OF USP
Diretor/Director: Paulo Saldiva - Vice-Diretor/Deputy Director: Guilherme Ary Plonski Conselho Deliberativo / Board: Paulo Saldiva, Eugênio Bucci, Guilherme Ary Plonski, Regina Pekelmann Markus, Beatriz Barbuy, Ricardo Ohtake, Renato Luiz Sobral Anelli e Fernando de Queiroz Cunha.
www.iea.usp.br — iea@usp.br(+ 55 11) 3091-3922

BOLETIM IEA / IEA NEWSLETTER Divisão de Comunicação / Communication Division Chefe / Chief: Fernanda Cunha Rezende — Redatores / Editors: Mauro Bellesa e Sylvia Miguel — Versão em inglês / English version: Richard Meckien — ieacomunica@usp.br — (+ 55 11) 3091-3922 — Para receber, envie mensagem para / To subscribe send a message to boletim-iea@usp.br — Para cancelar o envio, escreva "Retirar" no "Assunto" da resposta / To unsubscribe write "Remove" in the "Subject" of your answer.