Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Boletim IEA / Boletim IEA - 241

Boletim IEA - 241

por Fernanda Rezende - publicado 22/01/2015 13:35 - última modificação 16/12/2016 13:35

Edição 241 — 25 de novembro de 2016
AGENDA

Seminário apresenta visão das Forças Armadas sobre a defesa no Brasil

No próximo dia 29 de novembro, representantes das Forças Armadas do Brasil e da indústria nacional de defesa integrarão a conferência A Defesa no Brasil, que inaugura o Ciclo de Diálogos Estratégicos do IEA. Os participantes tratarão de temas como a defesa das fronteiras e do espaço aéreo, as forças de paz, os avanços em C&T na área e a Política Nacional de Defesa. O objetivo é proporcionar à comunidade acadêmica informações atualizadas e realistas que permitam debater sobre a situação do Brasil nesse campo, assim como os papéis das partes interessadas da sociedade. O encontro acontece na Sala de Eventos do IEA, das 9h às 13h, e será transmitido ao vivo pela web. A participação presencial exige inscrição prévia.

Encontro resgata estudo sobre coletivos sociais e políticos para entender a sociedade capitalista atual

O Grupo de Pesquisa Política Ambiental do IEA realizará no dia 1 de dezembro, das 10h às 17h, no IEA, o fórum Terra, Anomia e Violência. Serão apresentados os resultados de uma investigação de campo sobre formas de coletivos sociais e políticos, realizada entre 2010 e 2014 em um extremo da metrópole paulistana interligado às expansões conurbadas do Vale do Paraíba. O estudo produziu extenso levantamento de informações, cuja análise servirá como matéria-prima para a construção/criação de leituras e narrativas sobre a atual "sociedade capitalista" brasileira. Haverá transmissão ao vivo pelo site do IEA.

Seminário compara situação de jovens em Medellín e São Paulo

No dia 2 de dezembro, às 14h, pesquisadores da Colômbia e do Brasil irão discutir no IEA a situação dos jovens nas cidades de Medellín e São Paulo. O encontro Jovens, Violência e Acordo de Paz: Dilemas da Colômbia e da América Latina na Atualidade - Lições Aprendidas é motivado pela condição peculiar que vive o país, que enfrenta dilemas cruciais para a inclusão dos jovens que estavam envolvidos com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) e com o tráfico de drogas. O evento apresentará experiências de intervenções urbanas que contribuíram fortemente para a redução da violência, sobretudo na cidade de Medellín. A atividade será transmitida ao vivo pelo site do IEA.

O potencial de crescimento do comércio entre Brasil e Índia

As perspectivas do comércio entre Brasil e Índia serão tratadas no encontro Goa, uma Janela Intercultural para Relações Comerciais na Índia, que acontece no dia 5 de dezembro, às 9h30, na Sala de Eventos do IEA. Com conferência de Aurobindo Xavier, presidente da Sociedade Lusófona de Goa e especialista em investimento internacional, a atividade avaliará o potencial de comércio entre os dois países, que em 2015 somou US$ 7,9 bilhões. A ideia é discutir de que forma esse fluxo pode crescer, aproveitando como porta de entrada Goa, um estado em que parte da população fala português. A participação presencial requer inscrição. Haverá transmissão ao vivo pela web.

Especialistas discutem como tornar São Paulo uma cidade inteligente

Um grupo de pesquisadores, ambientalistas e políticos se reunirá no IEA para discutir maneiras de tornar São Paulo uma cidade inteligente em áreas como meio ambiente, mobilidade urbana, saúde e educação. O seminário Cidades Inteligentes: Como São Paulo Pode se Tornar uma Delas? acontece no dia 6 de dezembro, das 9h às 18h15, na Antiga Sala do Conselho Universitário da USP. Participarão, dentre outros nomes de peso, os futuros secretários municipais Cid Torquato (da Pessoa com Deficiência) e Daniel Annemberg (da Inovação e Tecnologia). O grupo pensará em como é possível utilizar a tecnologia para criar soluções para as cidades, reduzindo seus custos e otimizando resultados. Para participar, é necessário se inscrever. A atividade terá transmissão ao vivo pela web.

PESQUISA

Fundação Gates financia projeto de saúde do IEA

O projeto “Avaliação de Novas Alternativas para Aumentar a Precisão na Determinação da Causa de Morte: Uma Abordagem Baseada na Autópsia” recebeu US$ 100 mil da Fundação Bill & Melinda Gates para sua fase-piloto. Sediado no IEA e coordenado pelo patologista Paulo Saldiva, diretor do Instituto, o projeto destina-se à elaboração e validação de métodos que possibilitem a identificação da causa da morte de pessoas onde há carência de profissionais ou treinamento para isso. Saldiva explica que esses métodos permitirão determinar a causa imediata e a causa básica (doença principal) da morte. “Sem esses indicadores, não é possível definir políticas públicas de saúde ou verificar sua eficiência.”

 


INSTITUTO DE ESTUDOS AVANÇADOS DA USP / INSTITUTE OF ADVANCED STUDIES OF USP
Diretor/Director: Paulo Saldiva - Vice-Diretor/Deputy Director: Guilherme Ary Plonski Conselho Deliberativo / Board: Paulo Saldiva, Eugênio Bucci, Guilherme Ary Plonski, Regina Pekelmann Markus, Beatriz Barbuy, Ricardo Ohtake, Renato Luiz Sobral Anelli e Fernando de Queiroz Cunha.
www.iea.usp.br — iea@usp.br(+ 55 11) 3091-3922

BOLETIM IEA / IEA NEWSLETTER Divisão de Comunicação / Communication Division Chefe / Chief: Fernanda Cunha Rezende — Redatores / Editors: Mauro Bellesa e Sylvia Miguel — Versão em inglês / English version: Richard Meckien — ieacomunica@usp.br — (+ 55 11) 3091-3922 — Para receber, envie mensagem para / To subscribe send a message to boletim-iea@usp.br — Para cancelar o envio, escreva "Retirar" no "Assunto" da resposta / To unsubscribe write "Remove" in the "Subject" of your answer.