Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Boletim IEA / Boletim IEA - 242

Boletim IEA - 242

por Fernanda Rezende - publicado 22/01/2015 13:35 - última modificação 11/07/2017 11:10

Edição 242 — 22 de dezembro de 2016

Novo grupo estudará a medicina da USP sob enfoque histórico-epistemológico

O Conselho Deliberativo do IEA aprovou em dezembro a criação do Grupo de Pesquisa Khronos: História da Ciência, Epistemologia e Medicina, que realizará estudos e atividades a respeito do conhecimento científico produzido pela USP, notadamente pelas ciências da saúde e áreas correlatas. A pesquisa se dará a partir de um ponto vista histórico e epistemológico. O novo grupo é uma parceria entre o IEA e o Centro Interunidade de História da Ciência (CHC), organismo vinculado à Reitoria da USP. A coordenação fica a cargo de Gildo Magalhães dos Santos Filho, professor de história da ciência na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) e diretor do CHC.

Espaço urbano e cidadania serão o foco de novo grupo de estudos do IEA

Promover um olhar interdisciplinar sobre a crise urbana atual é o objetivo do Grupo de Estudos de Teoria Urbana, aprovado em dezembro pelo Conselho Deliberativo do IEA. Durante dois anos, os pesquisadores se concentrarão em questões como a mercantilização espacial, as relações de poder, as revoltas espontâneas, os movimentos sociais organizados, as políticas de emprego e a conquista dos direitos urbanos. O grupo terá a coordenação da professora Ana Fani Alessandri Carlos, do Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP.

Divulgada a relação de selecionados para o Programa Ano Sabático em 2017

Foram divulgados os nomes dos professores da USP escolhidos pelo Conselho Deliberativo do Instituto para a edição 2017 do Programa Ano Sabático no IEA. Os projetos de pesquisas selecionados apresentam várias conexões interdisciplinares, incluindo temas das áreas de saúde pública, psicologia, ambiente, sustentabilidade, urbanismo, esporte, antropologia, cultura digital, história e patrimônio histórico. Metade dos escolhidos cumprirá período sabático de um ano e a outra metade ficará no IEA por seis meses. O programa foi instituído em 2015 por resolução do reitor Marco Antonio Zago e conta com o apoio da Pró-Reitoria de Pesquisa.

REVISTA

Temas de 'Estudos Avançados' 88 incluem dilemas ambientais, pré-sal e saúde

A edição 88 da revista "Estudos Avançados", lançada este mês, já está disponível em sua versão impressa e no site da SciELO. O destaque é a primeira parte do dossiê "Dilemas Ambientais e Fronteiras do Conhecimento", organizado por Pedro Roberto Jacobi, coordenador do Grupo de Pesquisa Meio Ambiente e Sociedade do IEA, e por Leandro Luiz Giatti, professor da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP. A edição conta também com outras três seções temáticas ("Medicina", "Crise e Projetos" e "Economia") e resenhas de obras de Celso Lafer, Emília Viotti da Costa e Arcadio Díaz-Quiñones. Segundo o editor da publicação, Alfredo Bosi, a complexidade do conjunto de artigos "revela-se não só na variedade dos seus temas, como na reflexão em torno de modos de pensar o contexto brasileiro que abraça cada um dos aspectos escolhidos".

RELATO

Seminário discute como tornar São Paulo uma cidade inteligente

O uso intensivo das novas tecnologias de informação permite identificar e quantificar muito do que acontece numa cidade. Com essas informações, é possível produzir soluções específicas para o monitoramento e melhoria dos mais diversos aspectos da vida urbana, do tráfego de veículos ao estado das árvores, da previsão meteorológica ao atendimento na saúde pública. As perspectivas para que a cidade de São Paulo se beneficie desses recursos foram discutidas no workshop Cidades Inteligentes: Como São Paulo Pode se Tornar uma Delas, no dia 6 de dezembro. O encontro integrou a série Strategic Workshops, realização da Pró-Reitoria de Pesquisa em parceria com o IEA e apoio da Academia de Ciências do Estado de São Paulo. A organização foi do Programa USP Cidades Globais do IEA e do Departamento de Ciência da Computação do Instituto de Matemática e Estatística da USP.

BOAS FESTAS

Boas festas

O Instituto de Estudos Avançados da USP deseja a todos um bom fim de ano e um 2017 de muitas conquistas.

INSTITUTO DE ESTUDOS AVANÇADOS DA USP / INSTITUTE OF ADVANCED STUDIES OF USP
Diretor/Director: Paulo Saldiva - Vice-Diretor/Deputy Director: Guilherme Ary Plonski Conselho Deliberativo / Board: Paulo Saldiva, Eugênio Bucci, Guilherme Ary Plonski, Regina Pekelmann Markus, Beatriz Barbuy, Ricardo Ohtake, Renato Luiz Sobral Anelli e Fernando de Queiroz Cunha.
www.iea.usp.br — iea@usp.br(+ 55 11) 3091-3922

BOLETIM IEA / IEA NEWSLETTER Divisão de Comunicação / Communication Division Chefe / Chief: Fernanda Cunha Rezende — Redatores / Editors: Mauro Bellesa e Sylvia Miguel — Versão em inglês / English version: Richard Meckien e Carlos Malferrari — ieacomunica@usp.br — (+ 55 11) 3091-3922 — Para receber, envie mensagem para / To subscribe send a message to boletim-iea@usp.br — Para cancelar o envio, escreva "Retirar" no "Assunto" da resposta / To unsubscribe write "Remove" in the "Subject" of your answer.