Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Boletim IEA / Boletim IEA - 244

Boletim IEA - 244

por Fernanda Rezende - publicado 22/01/2015 13:35 - última modificação 11/07/2017 14:38

Edição 244 — 22 de fevereiro de 2017
AGENDA

Machado de Assis é tema de Rouanet em sua despedida da Cátedra Olavo Setubal

Uma mesa-redonda sobre Machado de Assis marcará o encerramento da temporada do cientista político, filósofo e diplomata Sérgio Paulo Rouanet como primeiro titular da Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência. Rouanet coordenará e participará da atividade, acompanhado por outros especialistas no tema, no dia 16 de março, às 14h30, na Antiga Sala do Conselho Universitário da USP. A obra e a vida do escritor serão analisadas a partir de duas perspectivas: a forma shandiana, conceito construído por Rouanet em 2007, e a correspondência trocada por Machado de Assis e reunida em cinco volumes coordenados por Rouanet. Haverá transmissão ao vivo pela web. Para participar presencialmente é necessário realizar inscrição prévia.

Ricardo Ohtake assume a Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência

O posto de titular da Cátedra Olavo Setúbal de Arte, Cultura e Ciência será assumido pelo arquiteto Ricardo Ohtake no dia 17 de março, um dia depois do encerramento da gestão do cientista político, filósofo e diplomata Sérgio Paulo Rouanet. Ohtake tomará posse às 10h, na Sala do Conselho Universitário, numa cerimônia restrita para convidados, mas com transmissão ao vivo pela internet. Criada em fevereiro de 2016, a cátedra é resultado de um convênio entre o IEA e o Itaú Cultural, financiador da iniciativa. A escolha de Ohtake foi decidida pelo Comitê de Governança da cátedra, que reúne três representantes de cada parceiro mais o ocupante de momento do posto, caso de Rouanet.

Encontro discute desafios do Estado moderno e o papel das grandes corporações na política

O poder de influência de corporações privadas sobre o processo democrático e a corrupção resultante do financiamento de empresas a campanhas políticas será o tema do último encontro do Laboratório Megatendências Globais e Desafios à Democracia. Organizado por Álvaro de Vasconcelos, da Universidade de Coimbra e do Instituto de Relações Internacionais (IRI) da USP, e por Renato Janine Ribeiro, coordenador do Grupo de Pesquisa O Futuro nos Interpela, o seminário Corrupção na Política e a Exigência de Alternativas acontece no dia 9 de março, às 14h, na Sala de Eventos do IEA. Participarão da atividade Helcimara de Souza Telles, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e de Marco Antonio Carvalho Teixeira, da Fundação Getúlio Vargas, com transmissão ao vivo pela web. Para participar é necessário realizar inscrição.

Pesquisadora trata da inovação em biotecnologia a serviço da saúde humana

A pesquisadora e consultora Denise Golgher, especializada em tecnologias inovadoras para a saúde humana, estará no IEA para traçar um panorama da indústria de biotecnologia. No seminário Inovação para Saúde Humana: A Indústria de Biotecnologia, no dia 10 de março, às 10h, na Sala de Eventos do IEA, ela falará sobre o setor no Brasil e sobre sua criação e crescimento nos EUA, destacando os fatores que contribuem para que esse país seja o líder na área. Golgher mostrará ainda como o desenvolvimento de tecnologias na biotecnologia contribui para a melhoria da saúde da população e, também, para a criação de novos negócios e condições econômicas de um país. O evento é aberto ao público, mas requer inscrição prévia. Haverá transmissão ao vivo pela internet.

Encontro discute como promover um perfil empreendedor na universidade

Senén Barro Ameneiro, presidente da RedEmprendia e ex-reitor da Universidade de Santiago de Compostela, será o conferencista no seminário ¿Son emprendedores nuestros jóvenes universitarios? ¿Les enseñamos a serlo?, que acontece dia 15 de março, das 9h30 às 12h30, na Sala de Eventos do IEA. Em sua fala, em espanhol e sem tradução simultânea, ele apresentará os resultados de uma pesquisa realizada em 2016 que buscou conhecer a intenção, o perfil e a atitude empreendedora de estudantes universitários da América Latina, bem como os destaques do primeiro estudo sobre o perfil empreendedor do estudante universitário na Espanha e no México. A discussão será transmitida ao vivo pela web. A participação presencial exige inscrição prévia.

 


 

INSTITUTO DE ESTUDOS AVANÇADOS DA USP / INSTITUTE OF ADVANCED STUDIES OF USP
Diretor/Director: Paulo Saldiva - Vice-Diretor/Deputy Director: Guilherme Ary Plonski Conselho Deliberativo / Board: Paulo Saldiva, Eugênio Bucci, Guilherme Ary Plonski, Regina Pekelmann Markus, Beatriz Barbuy, Ricardo Ohtake, Renato Luiz Sobral Anelli e Fernando de Queiroz Cunha.
www.iea.usp.br — iea@usp.br(+ 55 11) 3091-3922

BOLETIM IEA / IEA NEWSLETTER Divisão de Comunicação / Communication Division Chefe / Chief: Fernanda Cunha Rezende — Redatores / Editors: Mauro Bellesa e Sylvia Miguel — Versão em inglês / English version: Richard Meckien — ieacomunica@usp.br — (+ 55 11) 3091-3922 — Para receber, envie mensagem para / To subscribe send a message to boletim-iea@usp.br — Para cancelar o envio, escreva "Retirar" no "Assunto" da resposta / To unsubscribe write "Remove" in the "Subject" of your answer.